Mais seis domingos adiante e o trabalho em supermercados será proibido no último dia da semana no Espírito Santo. Está para entrar em vigor em 1º de março uma nova lei que estabelece o fechamento de mercados, minimercados, atacarejos, lojas de material de construção e mercearias aos domingos no estado.
Conforme divulgou o Portal 6, a regra passará a valer a partir de 1º de março e se estenderá até o dia 31 de outubro de 2026. Em um primeiro momento, funcionará em caráter experimental. A reavaliação está prevista para novembro, assim como uma possível manutenção da medida.

Além dos estabelecimentos de rua, a restrição se aplica também às unidades localizadas em shopping centers – mesmo com as demais lojas do shopping operando normalmente. A restrição neste caso está relacionada aos estabelecimentos familiares, que operam sem empregados, assim como padarias e açougues.
Quanto ao comércio de rua, não há um impedimento formal que proíba a abertura aos domingos. A decisão de fechar as portas neste dia da semana por parte dos lojistas já acontece naturalmente, principalmente em períodos de menor movimento do comércio.
Fecomércio explicou proibição aos domingos
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o fehamento dos estabelecimentos aos domingos tem uma razão específica: a manutenção.
A não abertura permite aos proprietários realizar tarefas operacionais, como limpeza, organização das lojas, inventários e reposição de mercadorias.





