Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

As trepadeiras mais bonitas para colocar nos troncos das árvores no seu pátio

Por Vitor Gonçalves
04/06/2026
Créditos: Freepik/wirestock

Créditos: Freepik/wirestock

Os troncos das árvores que estão no seu pátio são excelentes suportes para trepadeiras, especialmente para criar camadas de vegetação e dar uma cara de “floresta” para o ambiente. Mas para isso, é preciso escolher as espécies que se fixam melhor e não sufocam a árvore hospedeira.

Créditos: Freepik/wirestock

Confira as 5 trepadeiras mais bonitas para se ter no pátio:

1. Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis)

É uma das melhores escolhas para um tronco robusto, o qual a árvore permite que a  trepadeira alcance ramos mais altos para “pendurar” seus cachos.

A espécie atrai muitos beija-flores. Visualmente, tem pendentes longos com flores em tons de amarelo e marrom-avermelhado que parecem pequenos sapatos.

2. Filodendro-cascata (Philodendron cascata)

São nativos de ambientes de mata e adoram a textura da casca das árvores para fixar suas raízes adventícias.

A elegância e a baixa manutenção são os pontos fortes, bem como a parte visual: folhas grandes, em formato de coração e com um verde profundo e brilhante.

3. Jiboia (Epipremnum aureum)

Talvez a mais conhecida, ganha uma aparência completamente diferente quando sobe em troncos. À medida que escala, suas folhas tendem a crescer significativamente de tamanho e podem apresentar fendas belíssimas.

É resistente e lida bem com a sombra da copa da árvore. Já a folhagem apresenta um verde com variações de amarelo ou branco (variegata).

4. Flor-de-cera (Hoya carnosa)

Uma opção mais delicada para quem busca detalhes. Ela cresce de forma mais lenta, o que é ótimo para não sobrecarregar árvores menores.

As flores possuem aroma adocicado (especialmente à noite) e textura que realmente lembra cera. Os pequenos buquês de flores possuem formato de estrela, geralmente brancas ou rosadas.

5. Unha-de-gato (Ficus pumila)

Se o objetivo for cobrir o tronco completamente com um “tapete” verde, dando um aspecto de ruína antiga ou castelo, essa é a pedida.

Adere com facilidade a superfícies rugosas. Porém, precisa de podas frequentes de contenção, pois é muito vigorosa e pode esconder eventuais problemas na saúde do tronco da árvore.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Jornalista graduado pela Universidade Paulista, é apaixonado por futebol e por palavras. Atuou por anos como redator em sites voltados ao futebol, agora atua na cobertura de tudo o que acontece no mundo da bola e de outros esportes.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

pasta de dente

Pesquisadores criam pasta de dente feita com cabelo humano

04/06/2026
Créditos: Pexels

Planta mais idosa do mundo pode viver até 2 mil anos

04/06/2026
Créditos: Freepik/wirestock

As trepadeiras mais bonitas para colocar nos troncos das árvores no seu pátio

04/06/2026
Créditos: Unplash/popcornmatch

Fim dos smartphones atuais? Novo sistema custa muito menos

04/06/2026
Créditos: Freepik

Pessoas que cresceram na década de 70 na classe média tem 7 características de sobrevivência, segundo a psicologia

04/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades