O Brasil decidiu doar materiais de natureza militar ao país que já declarou guerra contra nós no passado. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº15,341, que autoriza o repasse dos itens militares ao Paraguai.
De acordo com a norma, foram doadas seis Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP), modelo M108, e uma passadeira flutuante de alumínio. As despesas, conforme consta na lei, serão custeadas por “dotações orçamentárias consignadas ao Ministério da Defesa, à conta do Comando do Exército”.
A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer a relação militar bilateral entre os dois países e destinar equipamentos não utilizados por aqui. Embora não tenham mais a mesma utilidade no território brasileiro, os materiais poderão contribuir para o aumento do poderio militar da nação vizinha.

Não é de hoje que ações como essa acontecem por parte do governo brasileiro em prol dos países ao lado. Em 2022, por exemplo, cedemos obuses autopropulsados e veículos blindados EE-11 Urutu ao Exército Uruguaio. Esse movimento fez parte de programas de cooperação técnica do Mercosul.
Três anos mais tarde, o próprio Paraguai foi beneficiado com 20 veículos blindados EE-11 Urutu para modernização, visando o reforço da mobilidade, transporte e capacidade de resposta das forças militares paraguaias.
Brasil e Paraguai já estiveram em guerra
Hoje aliados, por assim dizer, os dois países estiveram em lados opostos da Guerra do Paraguai, o maior conflito armado internacional que já aconteceu na América Latina.Enquanto o Paraguai lutou sozinho, o Brasil se juntou a Uruguai e Argentina na Tríplice Aliança.
A guerra se estendeu de dezembro de 1864 a março de 1870, terminando com vitória dos aliados e 600 mil mortos somando ambos os lados.





