Parceiros antigos, Brasil e Índia formalizaram um acordo que irá beneficiar as populações de ambos. Trata-se da ampliação da validade dos vistos concedidos, passando de 5 para 10 anos, com direito a múltiplas entradas, conforme publicado no Diário Oficial da União.
A mudança se aplica tanto aos vistos de turismo quanto aos de negócio. Para fins turísticos, o período máximo de permanência contínua será de até 90 dias. Enquanto os vistos concedidos com fins de negócios permitirão estadias de até 180 dias, atendendo às legislações migratórias vigentes.

Quanto aos critérios para concessão de vistos, estes seguem sem alterações, assim como as regras de entrada e saída. A medida deve entrar em vigor 30 dias após o recebimento da nota de resposta brasileira, fase do processo que formaliza a reciprocidade entre Brasília e Nova Délhi.
Tanto do lado brasileiro quanto do lado indiano, os governos ressaltam que a iniciativa deve contribuir para a redução dos custos, a simplificação dos procedimentos burocráticos e o incentivo a viagens frequentes das populações entre os países.
Lula está na Índia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no território indiano nesta quarta-feira (18), onde ficará até 22 de fevereiro. O mandatário fará uma viagem de oito dias pelo continente asiático.
A passagem de Lula pelo país faz parte de uma agenda internacional que inclui a participação na cúpula global sobre IA, um fórum empresarial e encontros bilaterais com autoridades estrangeiras.
Por lá, serão feitos acordos e parcerias estratégicas que vão desde medicamentos e vacinas até a defesa a minerais críticos. Em seguida, o presidente passará na Coreia do Sul antes de retornar ao território verde e amarelo.





