Estado do Brasil com o menor interesse pelo Carnaval, Rondônia possui algumas características um tanto quanto curiosas. Uma delas diz respeito a uma prática cultural que aos amantes do cinema pode remeter a Mad Max, uma das maiores franquias de filmes da sétima arte.
Trata-se da tradicional Corrida Nacional de Jericos Motorizados, que acontece todos os anos e é uma das mais singulares do país. Os famosos jericos são carros motorizados feitos a partir de sucata. Feitos inicialmente para servir ao trabalho no campo, eles contam com peças de todos os tipos de veículos.

Para os apaixonados por cinema é quase que automático fazer a associação com os filmes da franquia. Criada por George Miller e Byron Kennedy, em 1979, a série se passa em um futuro distópico marcado pelo colapso social e a escassez de recursos decorrentes de um mundo pós-apocalíptico.
Carros, caminhões e motos são mais ou menos como os jericos, todos remendados com as mais variadas peças e acessórios. Aliás, assim como acontece na corrida esse é um dos charmes dos filmes que são marcados por um cenário de selvageria e intensas perseguições de carro.
Rondônia é o estado que menos curte o Carnaval
Maior festa popular do mundo, o Carnaval faz praticamente o Brasil todo parar durante dias – em alguns lugares até semanas – no início do ano. Mas se engana quem pensa que o país inteiro é adepto das celebrações carnavalescas.
De acordo com o perfil Geography.Brazil, alguns estados demonstraram mais interesse que outros em pesquisas no Google este ano. E o que ocupou a última posição do ranking é justamente Rondônia, que ficou com a 27ª posição.
Como era de se imaginar, a Bahia liderou a lista. O levantamento considerou o número de pesquisas per capita feitas com o termo “Carnaval” nos últimos sete dias.





