Um navio milionário do Brasil de dimensões gigantes é capaz de fazer um estrago em alto mar, destruindo submarinos e aeronaves. Trata-se da Fragata Constituição (F-42), da Marinha do Brasil, que atracou recentemente no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
A embarcação ficou aberta para visitação gratuita da população local de sexta-feira (27) a domingo (1), no cais da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), na Avenida Engenheiro Ismael Coelho de Souza, s/n, no Macuco. Os visitantes puderão realizar doações voluntárias de alimentos não perecíveis e fraldas destinadas a instituições da região.

A Fragata tem 129,2 metros de comprimento, 13,5 metros de boca (largura máxima) e 5,9 metros de calado (profundidade que ocupa na água). Ela pode atingir uma velocidade máxima de 30,5 nós, o que corresponde a cerca de 56 km/h.
Já a tripulação é formada por 179 militares, sendo 27 oficiais (chefias e comando) e 152 praças (outros militares que operam os sistemas do navio). O F-42 pertence à Classe Niterói e é um navio‑escolta projetado para localizar e neutralizar aeronaves, embarcações de superfície e submarinos.
Navio foi construído no século XX
Atualmente em operação, a embarcação deixou o Porto de Santos no fim de semana para dar sequência aos trabalhos. Trata-se de uma construção realizada pelo estaleiro Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, na Inglaterra.
A estrutura do navio começou a ser levantada no dia 13 de março de 1974. Dois anos depois, em 15 de abril de 1976, ele foi batizado e lançado ao mar em cerimônia apadrinhada por Stella de Oliveira Campos, esposa do embaixador do Brasil no Reino Unido na época.
Em 31 de março de 1978, a embarcação foi incorporada à armada de forma oficial e desde então está a disposição da Marinha do Brasil.





