Não teve vez para Argentina, Brasil e México. O país que mais cresceu na América Latina em 2025 foi a Venezuela. É isso o que mostra o Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe 2025, estudo produzido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da ONU (Cepal).
O documento externou projeções aproximadas para o desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) pelo continente neste ano e no próximo. Então liderados por Nicolás Maduro, os venezuelanos tiveram um avanço estimado em 6,5% de seu PIB na comparação com 2024. Agora em 2026, a expectativa de crescimento é de 3%.

Argentina e Brasil, por sua vez, cresceram 4,3% e 2,5%, respectivamente. Segundo a Cepal, o consumo tem sido o grande impulsionador da atividade econômica nos últimos anos. O órgão, no entanto, vê uma diminuição nessa relevância dentro do cenário atual.
“O consumo tem sido o principal motor da atividade econômica nos últimos anos, respondendo por mais da metade do crescimento do PIB regional. No entanto, a Cepal projeta que essa contribuição terá uma diminuição em 2025 e 2026, em um contexto marcado por um menor dinamismo da demanda externa e um crescimento mais baixo do emprego”, afirmou a entidade.
País superou a Venezuela na América do Sul
Embora tenha tido o melhor número dentro da América Latina, a Venezuela não conseguiu superar a Guiana, que tem apresentado taxas de crescimento consideráveis: acima dos 10%, muito por conta da exploração petrolífera.
Por ser um país de colonização britânica e ter o inglês como língua oficial, a Guiana não é considerada parte da América Latina. Por isso, a Venezuela lidera o ranking da região.





