Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Qual a árvore que dá a madeira mais cara do mundo?

Por Ana Carolina
30/12/2025
Créditos: Veeterzy no Unsplash

Créditos: Veeterzy no Unsplash

Muita gente pensa que a madeira mais valiosa do mundo é a Dalbergia melanoxylon, conhecida como ébano africano, que pode custar mais de 25 mil dólares por metro cúbico.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é brandon-green-GEyXGTY2e9w-unsplash-1024x685.jpg
Créditos: Foto de Brandon Green na Unsplash

No Brasil, seu “parente”, o Jacarandá da Bahia, é muito mais barato. Mas a verdade é que existe uma madeira que vale mais que ouro: a madeira da árvore Aquilaria.

A descoberta surpreendente

Durante a quarentena, uma reportagem chamou atenção ao mostrar a apreensão de duas malas vindas da Índia, cheias de pedaços de madeira.

Não era droga, mas sim fragmentos da Aquilaria, uma árvore que produz uma resina extremamente valiosa. O valor estimado da carga era de cerca de 500 mil dólares, quase 3 milhões de reais!

O segredo da Aquilaria

A Aquilaria, nativa da Ásia e do leste da África, só produz a valiosa resina quando infectada por um fungo chamado Phialophora parasítica. Esse fungo danifica o tronco, e a árvore reage “chorando” uma resina aromática conhecida como agarwood ou oudwood. Essa resina é o que torna a madeira tão preciosa.

Exploração e risco de extinção

Devido à alta demanda, a Aquilaria está ameaçada de extinção. A exploração irresponsável, com técnicas artificiais para induzir a produção da resina, tem colocado a espécie em risco.

Organizações internacionais como a CITES e a IUCN monitoram e regulam o comércio para proteger a árvore.

O valor do agarwood

O óleo extraído do agarwood pode custar até 35 mil dólares por litro. Para se ter uma ideia, 70 quilos da madeira produzem apenas 20 ml do óleo.

Esse perfume amadeirado, conhecido como “oud”, é usado em perfumes de luxo e tem uma história milenar, sendo citado em textos antigos e usado em rituais religiosos e medicinais.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Ana Carolina

Ana Carolina

Apaixonada por música, foi editora do site Sertanejo Todo Dia. É especialista na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: José Cruz/Agência Brasil

Qual deve ser o salário mínimo no Brasil em 2028?

26/04/2026
Créditos: Freepik

Lei não obriga a pintar o imóvel para devolvê-lo ao proprietário após o fim do aluguel

26/04/2026
Créditos: Unplash/zlataky

Tesouro de R$ 23 trilhões achado no Brasil é maior que o PIB do país

25/04/2026
Amazônia

Amazônia gera cerca de R$ 100 bilhões em chuva por ano

25/04/2026
Créditos: Freepik/jcomp

4 melhores cervejas do Brasil: ranking revela as melhores opções para os brasileiros

25/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades