Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

CBF muda regra da Copa do Brasil de última hora antes do início da competição

Por Ana Carolina
21/01/2026
Créditos: Lucas Figueiredo/ CBF

Créditos: Lucas Figueiredo/ CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma mudança nas exigências de capacidade dos estádios para a primeira fase da Copa do Brasil 2026, conforme comunicado no dia 20 de janeiro. A partir deste ano, os estádios precisam acomodar no mínimo 2 mil espectadores em vez dos 4 mil exigidos anteriormente.

Essa decisão beneficia diretamente clubes menores, como Ivinhema e Pantanal, que poderão disputar os jogos em suas cidades, ao invés de deslocar-se para locais com maior estrutura. A alteração impacta principalmente Mato Grosso do Sul, onde anteriormente nenhuma praça esportiva atendia à capacidade mínima exigida.

Com essa nova regra, espalham-se oportunidades para jogos locais, promovendo maior envolvimento das comunidades. As mudanças vieram após discussões sobre as dificuldades enfrentadas por times menores em participar de competições nacionais devido às exigências de infraestrutura.

Consequências para Equipes de Menor Estrutura

A redução na capacidade exigida para a primeira fase representa um avanço significativo em termos de democratização da competição. Agora, clubes de cidades menores podem competir confortavelmente em seus próprios campos.

Isso não só fortalece a ligação entre jogadores e sua torcida local, mas também abre possibilidades econômicas e de promoção para a cidade que recebe o evento.

Exigências para Fases Seguintes

A partir da segunda fase, voltam a ser exigidos estádios com capacidade para 4 mil espectadores. Essa exigência persiste até a quarta fase. Nas semifinais e finais, a capacidade mínima aumenta para 15 mil lugares. Esse aumento gradual de exigências pode representar um desafio para equipes menores, destacando a importância da infraestrutura adequada.

Créditos: Lucas Figueiredo/ CBF

Preparações para o Torneio

O início da Copa do Brasil 2026 está previsto para fevereiro, e os clubes se preparam para ajustar suas instalações às novas normas. Com o sorteio dos confrontos e mandos de campo ainda por ser realizado, os times têm pouco tempo para concluir as adaptações necessárias.

A expectativa é que essas alterações nos regulamentos estimulem maior participação de clubes de menor expressão, aproximando ainda mais o torneio dos torcedores locais. O regulamento da Copa do Brasil 2026, com sua flexibilização inicial, promete aumentar a inclusão no torneio, embora as rodadas posteriores voltem a exigir mais dos clubes em termos de capacidade de público.

A CBF, agora, se prepara para o sorteio dos jogos, acompanhado de perto por times ansiosos para atuar em sua própria casa e diante de suas torcidas.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Ana Carolina

Ana Carolina

Apaixonada por música, foi editora do site Sertanejo Todo Dia. É especialista na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Resultado da Timemania hoje 09/06/26: Números sorteados e ganhadores com prêmio de R$ 34,5 milhões

09/06/2026
Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Resultado da Quina 09/06/26: Números sorteados e ganhadores

09/06/2026
Créditos: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Resultado da Lotofácil 09/06/26: Números sorteados e ganhadores

09/06/2026
Créditos: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Resultado da Mega-Sena 09/06/26: Números sorteados e ganhadores

09/06/2026
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sexto menor país da Europa é conhecido como o “Paraguai da Europa”

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades