• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Contran define novas regras para o teste da Lei Seca: veja como ficou

Por Isa Luciano
18/08/2026
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Contran aprovou mudanças nos procedimentos usados nas fiscalizações da Lei Seca em todo o país. A nova regulamentação substitui normas anteriores e busca uniformizar a atuação dos agentes. Entre as novidades está a possibilidade de repetir o teste do bafômetro em determinadas situações.

Novo teste pode ser realizado

A repetição da medição poderá ocorrer quando houver algum impedimento técnico ou operacional que comprometa o primeiro resultado. A regra também considera casos em que exista suspeita de álcool residual na boca. Isso pode acontecer após o uso de enxaguantes bucais ou produtos que contenham a substância.

Recomendado para você

  • Brasil descobre enorme tesouro a 175 km dentro do mar
  • Detran define novas regras para a prova prática da CNH neste estado
  • Equatoriano aceita proposta do Vasco, que assinou com mais dois jogadores
  • Fluminense contrata atacante e quer mais um para reforçar o time principal

Nessas circunstâncias, uma nova aferição poderá ser feita antes da adoção de medidas contra o condutor. A intenção é evitar que uma interferência momentânea produza um resultado incompatível com a condição real do motorista. O procedimento passa a ter critérios mais claros para situações que possam afetar a medição.

O texto também estabelece regras para o chamado pré-teste ou teste passivo de alcoolemia. Esse recurso funciona como uma ferramenta inicial de triagem e serve para apontar possíveis sinais de álcool. Um resultado positivo nessa etapa, porém, não é suficiente para aplicar uma autuação.

Quando o equipamento de triagem indicar a presença de álcool, o motorista deverá realizar o teste probatório convencional. É esse procedimento que fornece a medição utilizada para a fiscalização. Dessa forma, o pré-teste não substitui o bafômetro empregado para comprovar a alcoolemia.

Créditos: Renato Araújo/Arquivo/Agência Brasil

Drogômetros entram na regulamentação

A nova norma ainda prevê a utilização de equipamentos destinados a detectar drogas e medicamentos capazes de prejudicar a condução. Esses dispositivos, conhecidos como drogômetros, poderão integrar as operações de trânsito. Antes disso, porém, os aparelhos precisarão passar por certificação do Inmetro.

Os parâmetros relacionados ao álcool permanecem os mesmos previstos na legislação. A partir de 0,05 mg/L, considerando a margem de erro do equipamento, há caracterização de infração administrativa. Já o índice de 0,34 mg/L pode configurar crime de trânsito, conforme as condições previstas na norma.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Isa Luciano

Isa Luciano

Publicitária formada pela Satc (Santa Catarina), também é escritora, redatora e roteirista. Possui experiência em setores de marketing e agências publicitárias. Também é autora de poesias e do livro “para o que não foi amor, o que foi e o que quase”, publicado pela Editora Invicta.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Thomas Vimare / Unsplash

Brasil descobre enorme tesouro a 175 km dentro do mar

18/08/2026
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Contran define novas regras para o teste da Lei Seca: veja como ficou

18/08/2026
Créditos: Divulgação Detran SP

Detran define novas regras para a prova prática da CNH neste estado

18/08/2026
Créditos: Matheus Lima/Vasco

Equatoriano aceita proposta do Vasco, que assinou com mais dois jogadores

18/08/2026
Créditos: MARINA GARCIA / FLUMINENSE F.C.

Fluminense contrata atacante e quer mais um para reforçar o time principal

18/08/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades