Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Idade máxima para ser policial militar: depois disso você não consegue mais ingressar na polícia do Rio Grande do Sul

Por Fagner Gregório
02/01/2026

A Polícia Militar do Rio Grande do Sul, conhecida como Brigada Militar, estabelece critérios específicos para quem deseja iniciar carreira na corporação. Entre esses requisitos, o mais determinante é a idade máxima. Conforme o Edital DA/DReSA nº CSPM 01 – 2011/2012, o candidato deve ter no máximo 29 anos até o último dia de inscrição.

Quem completa 30 anos antes dessa data fica impedido de disputar uma vaga no Curso Superior de Polícia Militar. O limite etário está ligado ao período de formação e ao tempo necessário de serviço até a aposentadoria dentro da estrutura da Brigada Militar.

A exceção ocorre apenas para militares estaduais já ativos, que não se submetem a essa restrição conforme legislação que regulamenta a categoria. Para novos ingressantes, no entanto, o limite é absoluto.

Créditos: Reprodução

Requisitos para ingresso

Além da idade, o edital determina que o candidato seja brasileiro e possua bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, requisito obrigatório para o acesso à carreira de nível superior da Brigada Militar. A altura mínima também é exigida: 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres.

O participante deve estar quite com obrigações eleitorais e militares, não responder a processo criminal e não ter condenações que o impeçam de exercer função policial. O processo seletivo inclui aprovação em etapas como exame intelectual, avaliações de saúde, aptidão física, teste psicológico e prova oral.

Na fase de sindicância da vida pregressa, o candidato deve apresentar certidões, documentos pessoais e um exame toxicológico com janela mínima de 90 dias. Os aprovados que cumprirem todos os requisitos são incluídos como Alunos-Oficiais, iniciando a formação e assumindo a função em regime exclusivo, conforme determina o edital. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação. Escreve principalmente sobre programas sociais como Bolsa Família, Caixa Tem e benefícios do Governo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sexto menor país da Europa é conhecido como o “Paraguai da Europa”

09/06/2026
Créditos: Instagram/Thiago Almada

Thiago Almada rejeita o Flamengo e define onde quer jogar em 2026

09/06/2026
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasileiros nascidos em julho já têm data para receber o Saque-Aniversário do FGTS

09/06/2026
Créditos: Gilvan de Souza/Flamengo

Enquanto um técnico português rejeitou treinar o Flamengo, Sampaoli acertou com um novo clube

09/06/2026
Créditos: Magnific

O que acontece se eu encontrar uma pepita de ouro no meu terreno?

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades