Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nova Lei proíbe a comemoração do Halloween nas escolas neste estado do Brasil

Por Henrique Cesaretti
15/12/2025
Créditos: Reprodução/Freepik

Créditos: Reprodução/Freepik

Celebrado tradicionalmente no dia 31 de outubro, O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma celebração tradicional realizada aqui no Brasil. Mesmo sendo muito popular por aqui, sua presença é muito mais forte em países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo.

A ideia principal com a data é pela elaboração de fantasias, decorações temáticas, festas e costumes populares como o “doces ou travessuras”, além de símbolos clássicos como abóboras, bruxas, fantasmas e esqueletos. Embora seja algo preferido entre as crianças, até mesmo os mais adultos também curtem bastante a data.

Apesar de ser uma data que vem ganhando força a cada ano no Brasil, isso não vem sendo bem aceito por algumas regiões. Um exemplo perfeito disso é o estado de Santa Catarina, que tomou decisão drástica ao vetar essa celebração por lá.

Recentemente, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou o projeto de lei que vai proibir que o Halloween seja comemorado em escolas públicas por todo o estado. Marcos da Rosa (União Brasil), foi o responsável pela elaboração desse projeto, ainda em 2023, que já foi aprovada pelos parlamentares.

Foi comunicado que a ideia com essa proibição surgiu a partir de uma série de denúncias realizadas por pais de alunos que frequentam escolas públicas por conta de atividades de ‘dia das Bruxas’ que faziam alusão à cenas de morte e violência. Até mesmo crianças relataram ter sentido medo pelas cenas fortes que presenciaram.

“Sou pai de três filhos e sei, como qualquer pai ou mãe, o quanto o medo afeta o desenvolvimento emocional das crianças. Quando uma criança se sente ameaçada, o aprendizado deixa de existir. Escola precisa ser sinônimo de acolhimento, segurança e desenvolvimento, nunca de terror”, afirmou o autor do projeto de lei.

Projeto ainda necessita ser sancionado

Aprovado pelos parlamentares, esse projeto de lei está muito perto de ser oficializado. Para que isso aconteça, ainda necessita receber a  sanção do governador Jorginho Mello. Apesar disso, Marcos da Rosa se mostrou muito confiante ao acreditar que o projeto será sancionado, tendo em vista a prioridade sobre o bem-estar das crianças nas escolas.

Tenho absoluta certeza de que o governador irá sancionar o projeto, porque ele também entende que cuidar das nossas crianças é prioridade e que a escola deve ser um espaço de paz e formação”, terminou.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Henrique Cesaretti

Henrique Cesaretti

Jornalista formado pela Universidade São Judas Tadeu (SP). Tem passagem pela Rede Minas de Televisão, além de sites esportivos como VerdãoWeb e SPFC.NET. Já atuou como correspondente para diferentes sites, com a redação de notícias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Instagram/Thiago Almada

Thiago Almada rejeita o Flamengo e define onde quer jogar em 2026

09/06/2026
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasileiros nascidos em julho já têm data para receber o Saque-Aniversário do FGTS

09/06/2026
Créditos: Gilvan de Souza/Flamengo

Enquanto um técnico português rejeitou treinar o Flamengo, Sampaoli acertou com um novo clube

09/06/2026
Créditos: Magnific

O que acontece se eu encontrar uma pepita de ouro no meu terreno?

09/06/2026
Créditos: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE

Enquanto o Fluminense quer a volta de Thiago Silva, o Botafogo escolheu cinco goleiros para contratar

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades