Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nova ferrovia de R$ 11 bilhões com 50 pontes, 29 túneis e 120 km de extensão vai ligar parceiro do Brasil a dois países

Por Henrique Cesaretti
08/01/2026
Créditos: Freepik

Créditos: Freepik

As ferrovias desde sempre surgem como uma das estruturas mais importantes para o desenvolvimento de qualquer região do mundo. Elas permitem o transporte rápido e eficiente de pessoas e mercadorias por um “baixo custo”, além de ter um menor impacto ambiental.

Outra grande utilidade é pelo fato de que elas ajudam a integrar cidades e países, fortalecendo o comércio, reduzindo o congestionamento das estradas e também impulsionando a economia, visto que facilita o acesso a mercados, empregos e serviços. O investimento em ferrovias se torna uma estratégia fundamental a longo prazo.

É justamente pensando nisso que a China está financiando a construção de uma nova ferrovia internacional que promete um projeto gigantesco com um investimento bilionário. A ideia é de que ligará o seu território ao Quirguistão e ao Uzbequistão, em um projeto considerado um dos mais complexos da Ásia Central.

Consta-se, segundo informações, que o governo chinês ofereceu um crédito de mais de 2 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões) para a obra fosse impulsionada. Os valores totais se tornam bem maiores, tendo em vista o acordo entre os três países envolvidos que pode chegar a 5 bilhões de dólares.

A ideia é que esse novo corredor ferroviário tenha 120 km de extensão entre áreas montanhosas, com impressionantes 50 pontes e 29 túneis. Como se trata de um projeto desafiador por conta da geografia acidentada na região, o projeto exigirá ainda mais esforços da engenharia.

Quais os benefícios dessa nova ferrovia para os países envolvidos?

O principal benefício com a construção dessa nova ferrovia fia por conta de que vai permitir que a economia seja drasticamente impulsionada na Ásia Central. A criação de novas rotas de transportes vão reduzir as distâncias para mercados mais amplos, o que vai favorecer muito o comércio.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Henrique Cesaretti

Henrique Cesaretti

Jornalista formado pela Universidade São Judas Tadeu (SP). Tem passagem pela Rede Minas de Televisão, além de sites esportivos como VerdãoWeb e SPFC.NET. Já atuou como correspondente para diferentes sites, com a redação de notícias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Instagram/Thiago Almada

Thiago Almada rejeita o Flamengo e define onde quer jogar em 2026

09/06/2026
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasileiros nascidos em julho já têm data para receber o Saque-Aniversário do FGTS

09/06/2026
Créditos: Gilvan de Souza/Flamengo

Enquanto um técnico português rejeitou treinar o Flamengo, Sampaoli acertou com um novo clube

09/06/2026
Créditos: Magnific

O que acontece se eu encontrar uma pepita de ouro no meu terreno?

09/06/2026
Créditos: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE

Enquanto o Fluminense quer a volta de Thiago Silva, o Botafogo escolheu cinco goleiros para contratar

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades