• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasil tem 67 milhões de hectares de terras sem dono

Por Vitor Gonçalves
02/02/2026
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

País de proporções continentais, o Brasil possui um vasto território. Em meio a tanto espaço disponível, existem milhões de hectares de terras vazias por aqui. Terras que ninguém sabe de quem é, para qual finalidade são usadas e nem mesmo sua situação legal.

De acordo com o perfil Florestal Brasil, com base em dados do Observatório do Código Florestal, há cerca de 67 milhões de hectares de vazios fundiários no país. Essas áreas não constam em registros de terras públicas, no CAR ou no SIGEF.

A ausência de registro abre margem para crimes ambientais. Não é possível fazer uma conservação eficiente se não houver regularização fundiária. Embora o Código Florestal tenha avançado neste sentido nos últimos anos, ainda tem muita coisa a ser feita.

Recomendado para você

  • Alerta para beneficiários do Bolsa Família
  • Trabalhadoras domésticas têm direito ao FGTS e a vários outros benefícios
  • Poder Executivo convoca beneficiários do Bolsa Família para procedimento obrigatório nesta cidade
  • Erro comum pode causar a suspensão do BPC/Loas
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para se ter uma ideia, dos 436,9 milhões de hectares inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), apenas 10,8% passaram pela análise dos órgãos estaduais. Além disso, houve um aumento de 9% na sobreposição de imóveis rurais em cima de Unidades de Conservação nos últimos dois anos.

Segundo a fonte, é uma clara tentativa de legalizar invasões via sistema. São nesses espaços vazios que as queimadas e o desmatamento avançam de maneira mais acelerada.

Por fim, convém destacar que o Brasil deve 17,3 milhões de hectares de Reserva Legal e 3,14 milhões de hectares de APPs. Números que caracterizam um déficit ambiental e precisam ser recuperados.

Algumas terras estão ocupadas

Apesar de não haver registro, nem todo território mencionado está abandonado por completo. Com base no estudo, 14,5% das áreas sem registro são terras de povos tradicionais que aguardam reconhecimento oficial por parte do Estado.

Neste caso, a burocracia estatal abre espaço para as comunidades originárias ficarem vulneráveis a situações de grilagem.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Jornalista graduado pela Universidade Paulista, é apaixonado por futebol e por palavras. Atuou por anos como redator em sites voltados ao futebol, agora atua na cobertura de tudo o que acontece no mundo da bola e de outros esportes.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Divulgação MDS

Alerta para beneficiários do Bolsa Família

05/08/2026
Créditos:  Divulgação/Caixa

Trabalhadoras domésticas têm direito ao FGTS e a vários outros benefícios

05/08/2026
Créditos: Divulgação MDS

Poder Executivo convoca beneficiários do Bolsa Família para procedimento obrigatório nesta cidade

05/08/2026
Créditos: Sincerely Media / Unsplash

Erro comum pode causar a suspensão do BPC/Loas

05/08/2026
Antiga preocupação número 1 da humanidade está perto de desaparecer

Benefícios para a proteção das mulheres concedidos pelo estado de São Paulo

05/08/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades