• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cientistas ficaram surpresos com o que encontraram nas ruínas do reator de Chernobyl

Por Fabio Malvezzi
07/03/2026
Créditos: Freepik/IA

Créditos: Freepik/IA

A imagem de Chernobyl para muitos é de desastre, tragédia e um lugar assustador. Para outros, porém, além dessas características, apresenta a possibilidade de se fazer ciência. Diversos cientistas ainda visitam o local em busca de novas evidências que permitam uma compreensão ainda maior sobre radioatividade.

Algumas zonas de Chernobyl continuam inacessível para os humanos por conta do nível de radiação, contudo, não impede o desenvolvimento da ciência. Em meio aos destroços do reator da Unidade Quatro, pesquisadores encontraram uma surpreendente e misteriosa forma de vida que não para de proliferar.

O Cladosporium sphaerospermum é um fungo que, apesar de não existir uma comprovação, parece se beneficiar da radiação ionizante. Uma parcela de cientistas, inclusive, acredita que existe uma interação em jogo entre o organismo e o composto que nunca apareceu antes.

Recomendado para você

  • Cruzeiro negocia lateral com clube árabe; Palmeiras prepara venda de armador
  • INSSQual é a condição para beneficiários do INSS ganharem 2 salários mínimos?
  • Beneficiários com NIS de final 2 recebem boa notícia do Bolsa Família nesta terça-feira (21)
  • Caixa Tem distribui R$ 600 ou mais para brasileiros nos próximos 10 dias

A presença de vida após a destruição de Chernobyl já era esperada pelos cientistas que, antes mesmo do século XXI, encontraram diversas espécies de fungo. No entanto, nenhuma possuía as características deste Cladosporium sphaerospermum. Não à toa, sugeriram uma hipótese de um fenômeno curioso.

Créditos: Freepik/WireStock

Fungo vive, cresce e reproduz em Chernobyl

As plantas conseguem sobreviver na sociedade, principalmente, pelo fenômeno da fotossíntese, que funciona como a respiração desses seres vivos. Em Chernobyl, alguns pesquisadores pensam que é possível o mesmo fenômeno ocorrer nos fungos, mas com radiação ionizante.

Em seres humanos como nós, o composto é capaz de remover elétrons dos átomos e, com isso, romper ligações moleculares, danificando o DNA. No Cladosporium sphaerospermum, ao se conectar à melanina, a radiação seria absorvida e convertida em energia química aos organismos. A hipótese ainda não foi confirmada e depende de novos estudos para ser válida na academia.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fabio Malvezzi

Fabio Malvezzi

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), foi estagiário da CBN Campinas e Futebol Interior. Tem experiência como assessor de imprensa na Fibra Comunicação. É redator de notícias em geral.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Talita Gouvea/Cruzeiro

Cruzeiro negocia lateral com clube árabe; Palmeiras prepara venda de armador

21/07/2026
INSS

Qual é a condição para beneficiários do INSS ganharem 2 salários mínimos?

21/07/2026
Créditos: Lyon Santos / MDS

Beneficiários com NIS de final 2 recebem boa notícia do Bolsa Família nesta terça-feira (21)

21/07/2026
Créditos: Divulgação/Caixa

Caixa Tem distribui R$ 600 ou mais para brasileiros nos próximos 10 dias

21/07/2026
Créditos: Rogério Pallatta/SBT

Galvão Bueno volta atrás de decisão que havia tomado

20/07/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades