• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Em meio à tensão com a Venezuela, Estados Unidos deixa super porta-aviões próximo da China

Por Fabio Malvezzi
30/12/2025
Créditos: Divulgação/U.S. Navy

Créditos: Divulgação/U.S. Navy

Na última segunda-feira (29), oficiais da Marinha dos Estados Unidos da América e relatórios de rastreamento confirmaram a presença do porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN-72) no Oceano Pacífico. O grupo de ataque do país está realizando operações de rotina pelo Mar da Filipinas.

Para além do USS Abraham Lincoln, os Estados Unidos da América têm os contratorpedeiros USS Frank E. Petersen Jr (DDG-121), USS Spruance (DDG-111) e o USS Michael Murphy (DDG-112) pela região. O grupo é responsável por manter a presença do país no Indo-Pacífico e integra a 7ª frota.

O percurso até o Mar da Filipinas começou em Guam, que é um importante centro de logística, comando e controle para as forças navais dos Estados Unidos da América. A saída ocorreu no dia 12 de dezembro, após uma visita programada à rede apoio aos porta-aviões, submarinos e navios de superfície.

Recomendado para você

  • São Paulo sofre transfer ban, quer contratar armador e pode vender lateral-direito
  • Palmeiras deve assinar com artilheiro dispensado pelo Flamengo; São Paulo deve negociar jogador com o futebol árabe
  • Cruzeiro tem interesse em volante colombiano; jogador do Flamengo desperta interesse do Barcelona
  • Benefício de R$ 13,2 bilhões do FGTS chega para milhares de brasileiros em 2026

Antes de partir, o contra-almirante do USS Abraham Lincoln, Todd Whalen, comentou sobre o papel do grupo de ataque dos Estados Unidos e a importância de Guam para as missões. “Nosso destacamento para as águas da 7ª Frota demonstra nosso compromisso com um Indo-Pacífico livre e aberto. Visitas a portos estratégicos como o de Guam fortalecem nossa prontidão operacional e nos permitem estar preparado para as missões.”

O grupo de ataque não é o único dos Estados Unidos da América que marca presença no Indo-Pacífico. Ainda na região, há instalações do país em outras operações, como de treinamento e abastecimento dos tripulantes. Assim, há inúmeros grupos de superfície, submarinos e aeronaves a postos.

O capitão do USS Abraham Lincoln, Dan Keeler, falou sobre o retorno ao Indo-Pacífico. “Minha tripulação está entusiasmada. Estamos ansiosos para demostrar o que um porta-aviões e o seu grupo de ataque podem oferecer”.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fabio Malvezzi

Fabio Malvezzi

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), foi estagiário da CBN Campinas e Futebol Interior. Tem experiência como assessor de imprensa na Fibra Comunicação. É redator de notícias em geral.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Divulgação/Conmebol

São Paulo sofre transfer ban, quer contratar armador e pode vender lateral-direito

21/07/2026
Créditos: Instagram/Palmeiras

Palmeiras deve assinar com artilheiro dispensado pelo Flamengo; São Paulo deve negociar jogador com o futebol árabe

21/07/2026
Créditos: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro tem interesse em volante colombiano; jogador do Flamengo desperta interesse do Barcelona

21/07/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Benefício de R$ 13,2 bilhões do FGTS chega para milhares de brasileiros em 2026

21/07/2026
Créditos: Divulgação/Fifa

Revelada a seleção favorita para ganhar a Copa do Mundo de 2026

21/07/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades