Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estudo mostra que quem come carne tem mais chance de chegar aos 100 anos, mas tem um problema

Por Vitor Gonçalves
03/05/2026
Créditos: Freepik

Créditos: Freepik

De uns tempos para cá, a carne passou a ser vista como uma espécie de vilã na nossa alimentação. Mas um estudo recente indica o contrário: quem consome carne tem mais chances de chegar aos 100 anos de vida. No entanto, existe um porém.

Segundo o Estudo Longitudinal Chinês sobre Saúde e Longevidade, pessoas que seguiram dietas sem carne de 1998 a 2018 apresentaram menor probabilidade de se tornarem centenários em comparação com os consumidores de carne. Cerca de 5.000 adultos chineses com 80 anos ou mais participaram da pesquisa.

carne
Créditos: Freepik/
KamranAydinov

O que, a princípio, parece contraditório, tendo em vista que rebate décadas de pesquisas que indicam que dietas à base de plantas são mais benéficas à saúde. Acontece que esse tipo de dieta, como a vegetariana, é mais voltada para adultos jovens e não se enquadram da melhor maneira para os mais velhos.

Lei fogão

Multa pesada ⚠️

Uso do fogão pode gerar multa de R$10 mil
Entenda regras
X

Multa pesada ⚠️

Entenda regras

Com o passar do tempo, as necessidades nutricionais do nosso corpo mudam e exigem uma adequação. No caso dos adultos com 80 anos ou mais, o não consumo de carne pode aumentar o risco de fraturas decorrente da insuficiência de proteínas e cálcio. Portanto, a ingestão de carne é bem-vinda nessa faixa etária.

É preciso ficar atento ao peso

Apesar do consumo de carne ser positivo para os mais velhos, é preciso ficar atento à balança, uma vez que a alta ingestão pode levar a problemas como sobrepeso. Por isso, a recomendação está relacionada a um consumo moderado, suficiente para garantir os nutrientes necessários para uma vida saudável.

Por fim, convém destacar que este foi um estudo observacional, focado em associações em vez de causa e efeito. Em suma, só porque duas coisas ocorrem juntas não significa que uma causa a outra.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Jornalista graduado pela Universidade Paulista, é apaixonado por futebol e por palavras. Atuou por anos como redator em sites voltados ao futebol, como Portal do Colorado e Portal do Palmeirense. Tem conhecimentos de SEO e marketing.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

IBAMA

IBAMA não deixa que estes 5 animais sejam criados como pets

03/05/2026
Créditos: Agência Brasil

Beneficiários do Bolsa Família que possuem direito a adicional de R$ 150 em maio

03/05/2026
Créditos: Freepik

Estudo mostra que quem come carne tem mais chance de chegar aos 100 anos, mas tem um problema

03/05/2026
cafeteria

Duas das melhores cafeterias do mundo são brasileiras

03/05/2026
Créditos: Shutterstock

Polo magnético da Terra não para de mudar de lugar, se movendo 55 km por ano

03/05/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades