Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lula aprova reajuste de 8% no salário de servidores públicos do Poder Judiciário

Por Fabio Malvezzi
26/12/2025
Créditos: Ricardo Stuckert/PR

Créditos: Ricardo Stuckert/PR

O primeiro motivo do aumento é a perda de poder aquisitivo dos servidores públicos, que tiveram salários estáveis, mas perderam em relação ao real. O outro é a garantia de permanência desses colaboradores na ferramenta institucional. Segundo Prudente, “não se trata de um mero aumento salarial”. A tentativa, também, é de não perder os servidores públicos para iniciativas privadas.

O aumento é exclusivo aos servidores públicos e, por isso, não alcança os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Na Câmara, os únicos partidos que se demonstraram contra à proposta foram Partido Novo e Partido Liberal. A justificativa está na ampliação das despesas da máquina pública que seriam pagas pelos “trabalhadores do setor privado e os autônomos”, conforme diz o deputado Luiz Lima (Novo-RJ).

Um mês e meio depois, aproximadamente, chega a vez do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionar o projeto. No entanto, não de forma integral. Lula aprovou o aumento de 8% para o próximo ano, mas rejeitou os aumentos futuros em julho de 2027 e de 2028.

De acordo com o Presidente, seria uma violação da Lei de Responsabilidade. O artigo proíbe que o chefe do Executivo estabeleça novos gastos com os servidores para período além do próprio mandato. “Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público”, revelou Lula.

Vale lembrar: o mandato de Lula encerra ao término de 2026 – ano de eleições. Desse modo, quando uma nova pessoa assumir ou quando o candidato, a princípio do PT, voltar ao cargo, será possível conceder os aumentos sucessivos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fabio Malvezzi

Fabio Malvezzi

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), foi estagiário da CBN Campinas e Futebol Interior. Tem experiência como assessor de imprensa na Fibra Comunicação. É redator de notícias em geral.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Shutterstock

Quase ninguém sabe, mas estes são os 11 direitos garantidos a todos os idosos

19/04/2026
Créditos: Shutterstock

5 cortes de cabelo que ficam bem em homens com mais de 40 anos

19/04/2026
Créditos: Shutterstock

Viagem para Marte poderá ser feita em 30 dias com nova tecnologia criada por cientistas

19/04/2026
Créditos: Shutterstock

Adeus, lâmpada tradicional: nova alternativa chegou às lojas, gerando muita economia e conforto

19/04/2026
Créditos: Shutterstock

O parque mais popular do Brasil, que é um dos mais visitados do mundo, fica perto da fronteira

19/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades