Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Mega depósito de mineral que vale mais do que ouro vai durar mais de 730 anos após descoberta no Japão

Por Fabio Malvezzi
23/02/2026
ouro

Créditos: Freepik/WireStock

O Japão parece que encontrou o poço de ouro há tanto tempo procurado. O país se tornou dependente da China em relação a alguns materiais importantes no contexto mundial, porém, pode mudar o cenário em breve. O governo realizou um anúncio para animar os especialistas e as projeções do futuro.

A notícia é sobre uma possível descoberta que promete transformar a economia do Japão. O navio de pesquisa científica Chikyu extraiu amostras de sedimentos ricos em terras rasas a uma profundidade de seis metros. Nunca houve esse processo em tamanha escala na história do país.

Melhor que ouro?

As terras rasas, que estão alocadas em um depósito no Japão, contêm metais em escassez no território. Não à toa, o país importa em torno de 70% dos materiais da China. Assim, a possível descoberta de um poço que vale mais do que ouro reverteria a relação de dependência e soberania.

De acordo com as estimativas iniciais, as águas ao redor de Minami Torishima, onde se fez a extração, tem mais de 16 toneladas de terras rasas. Caso os estudos confirmem a abrangência do material, o Japão passa a ter a terceira maior reserva do mundo e consegue suprir demandas por séculos.

Créditos: Freepik

Para que serve o mineral?

“Terras rasas” não diz muito pelo nome, mas contém elementos cruciais para a produção de diversos compostos a um Governo. Por exemplo, o disprósio é capaz de se transformar em imãs de alto desempenho – utilizados em mísseis. O ítrio é um dos componentes de lasers, telas e tecnologias de defesa.

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, não está receosa e garante: “Este é um primeiro passo rumo à industrialização de produção local de elementos de terras raras no Japão. Nos empenhas para estabelecer cadeias de suprimentos resilientes e evitar a a dependência excessiva de qualquer país.”

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fabio Malvezzi

Fabio Malvezzi

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), foi estagiário da CBN Campinas e Futebol Interior. Tem experiência como assessor de imprensa na Fibra Comunicação. É redator de notícias em geral.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Shutterstock

Governo Executivo encomenda estudo para a possível construção de nova barragem de R$ 21,25 milhões

19/04/2026
Créditos: Shutterstock

Prazo para o fim da vida da Terra é antecipado após novo estudo ligado a NASA

19/04/2026
Créditos: Shutterstock

Coxinha é eleita a 7ª melhor comida de rua da América do Sul

19/04/2026
Créditos: Freepik

Fenômeno que aquece as águas do oceano chega reforçado e pode deixar São Paulo quase sem água

19/04/2026
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Dois clubes da Série A demonstram interesse em contratar Gabriel Jesus: alerta para o Palmeiras

19/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades