Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

14 milhões de pessoas podem ser obrigadas a evacuar região por falta de chuva

Por Fagner Gregório
26/11/2025
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

O Irã atravessa uma seca extrema que já coloca em risco o abastecimento de água em grande parte do país. A estação chuvosa deveria ter começado há mais de 50 dias, mas mais de 20 províncias não registraram nenhuma precipitação.

Em Teerã, o cenário é ainda mais crítico: apenas 1 mm de chuva em todo o ano, índice considerado raro até para padrões históricos. A falta de água nas represas levantou um debate urgente sobre a capacidade do país de sustentar cidades densamente povoadas caso a estiagem continue.

A situação dos reservatórios indica um colapso cada vez mais próximo. O número de represas com menos de 5% da capacidade subiu de oito para 32 em pouco tempo, revelando a velocidade da queda dos níveis de água.

A cobertura de neve, importante para o abastecimento ao longo do ano, caiu quase 99% em relação ao período anterior. Para tentar amenizar a crise, autoridades recorreram à semeadura de nuvens, enquanto regiões inteiras realizam orações públicas na expectativa de mudança no clima.

Créditos: Shutterstock

Crise hídrica e debate sobre evacuação

Infraestrutura Já

Ponte nova 🌉

Obra de R$60 mi reduz viagem para 7 min
Ver detalhes
X

Ponte nova 🌉

Ver detalhes

A seca desencadeou discussões políticas e religiosas, com autoridades relacionando o fenômeno a questões sociais e culturais. Paralelamente, parte da população passou a buscar explicações em teorias de manipulação climática, refletindo a perplexidade diante da ausência prolongada de chuvas. 

O ponto mais sensível surgiu quando o presidente Masoud Pezeshkian mencionou a possibilidade de evacuar Teerã caso não haja chuva até meados de dezembro. A ideia foi criticada por outras autoridades, mas não descartada completamente por pesquisadores.

Para eles, regiões dependentes de represas podem, sim, enfrentar a necessidade de retirar parte da população se o abastecimento colapsar. Teerã já enfrenta racionamento parcial e redução da pressão da água, medidas que, segundo autoridades, precisariam ser ampliadas para evitar um cenário mais grave.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Shutterstock

Aos 28 anos, Verstappen larga o osso da F1 para seguir os passos do sogro

15/05/2026
Créditos: Shutterstock

Ministério dos Transportes solta comunicado geral sobre nova fake news sobre o Contran

15/05/2026
Créditos: Freepik

Novo benefício para os trabalhadores brasileiros será liberado no próximo dia 25

15/05/2026
Créditos: Shutterstock

Trump e Putin querem revelar existência de alienígenas

15/05/2026
Créditos: Shutterstock

Aviso geral do Itaú sobre novo benefício que todos os brasileiros vão gostar

15/05/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades