Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasil é o 4º país da América com a maior liberdade de imprensa; na frente dos Estados Unidos

Por Fagner Gregório
11/03/2026
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de liberdade de imprensa nas Américas, conforme divulgado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Este ranking avalia a situação da liberdade de expressão e imprensa em 23 países da região. O Brasil é superado apenas pela República Dominicana, Chile e Canadá.

Os Estados Unidos registraram uma perda significativa de 22,65 pontos, o que representa a maior queda entre os países avaliados. A deterioração das condições para o exercício do jornalismo nos EUA foi atribuída à retórica negativa contra a imprensa e a eliminação de salvaguardas institucionais. 

Situação na América Latina

A SIP também destacou que a média global de liberdade de imprensa atingiu 47,13 pontos, o nível mais baixo desde a criação do indicador. O estudo revela uma tendência de deterioração tanto em regimes autoritários quanto em democracias consolidadas.

O diretor executivo da SIP, Carlos Lauría, afirmou que essa situação reflete pressões políticas, violência e assédio judicial que afetam o trabalho dos jornalistas em toda a região. A República Dominicana lidera o ranking com 82,17 pontos, sendo a única nação classificada na categoria “Com Liberdade de Expressão”.

O Chile, Canadá, Brasil, Uruguai e Jamaica seguem como os países mais bem posicionados. Apesar disso, o relatório ressalta que muitos países enfrentam desafios significativos para fortalecer a proteção dos jornalistas e revisar estruturas legais que limitam a liberdade de expressão.

Na parte mais crítica do ranking, a Venezuela e a Nicarágua ocupam as últimas posições, com 7,02 e 18,22 pontos, respectivamente. A SIP denunciou a censura sistemática na Venezuela, que resultou no fechamento de mais de 400 estações de rádio e na prisão de jornalistas. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação. Escreve principalmente sobre programas sociais como Bolsa Família, Caixa Tem e benefícios do Governo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sexto menor país da Europa é conhecido como o “Paraguai da Europa”

09/06/2026
Créditos: Instagram/Thiago Almada

Thiago Almada rejeita o Flamengo e define onde quer jogar em 2026

09/06/2026
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasileiros nascidos em julho já têm data para receber o Saque-Aniversário do FGTS

09/06/2026
Créditos: Gilvan de Souza/Flamengo

Enquanto um técnico português rejeitou treinar o Flamengo, Sampaoli acertou com um novo clube

09/06/2026
Créditos: Magnific

O que acontece se eu encontrar uma pepita de ouro no meu terreno?

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades