• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lula cria nova lei que vai banir o título de eleitor de quem não seguir as regras

Por Vitor Gonçalves
26/03/2026
Lula

Créditos: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (24)uma nova lei que bane o título de eleitor de quem não seguir as regras. O texto, que ficou conhecido como PL Antifacção, é um marco no combate ao crime organizado e amplia instrumentos para enfrentar organizações criminosas.

O foco da medida são facções que atuam com violência e controle territorial. Estão previstas penas mais severas para lideranças, com reclusão de 20 a 40 anos, além de mecanismos de asfixia financeira, logística e material das organizações. Um dos principais pontos é o cancelamento do título em caso de prisão provisória.

Créditos: ASCOM TRE-TO

Recomendado para você

  • Flamengo assina com atleta até 2029 e Zenit define preço para vender Luiz Henrique
  • Clube do Vozinha negocia com zagueiro do Galo; Botafogo assina com jogador importante
  • Vasco apresenta proposta por atacante do Equador; Fluminense assina com volante até 2029
  • Enquanto Real Madrid não valoriza Endrick, cinco times querem o atacante

Também estão previstas restrições de benefícios, como o veto de auxílio-reclusão para familiares de integrantes de facções que estejam presos. Segundo o presidente, a intenção é justamente instituir punição não só aos criminosos, mas também à família.

“[A lei] veda o auxílio-reclusão aos dependentes de facção presos. Para que o cidadão que quiser cometer os seus crimes saiba que os seus filhos e a sua esposa irão pagar pela irresponsabilidade dele. Ele tem que sentir que não está causando mal apenas à sociedade, mas à sua família”, disse Lula.

Novo salário

Mínimo sobe 📈

Veja valor projetado para 2027
Conferir valor
X

Mínimo sobe 📈

Conferir valor

Nova lei de Lula define o que são organizações criminosas

Segundo a legislação, organização criminosa ultraviolenta é quando tem três ou mais pessoas que empregam violência, ameaça ou coação com o objetivo de impor controle territorial ou social, intimidar populações ou autoridades ou atacar serviços, estruturas essenciais.

As novas regras vedam anistia ou pagamento de fiança a condenados por participação em organização criminosa ultraviolenta. Ainda estabelece prazos para investigações e incentivos à colaboração com autoridades. 

“A lei também prevê prazo específico para conclusão de inquérito policial, para não ficar se arrastando, com o prazo de 90 dias para indiciado preso, e 170 para o indiciado que ainda está solto. Prevê recompensa financeira para aquele que prestar informações ou provas relevantes”, acrescentou o mandatário.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Jornalista graduado pela Universidade Paulista, é apaixonado por futebol e por palavras. Atuou por anos como redator em sites voltados ao futebol, agora atua na cobertura de tudo o que acontece no mundo da bola e de outros esportes.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo assina com atleta até 2029 e Zenit define preço para vender Luiz Henrique

07/08/2026
Créditos: Instagram/Vozinha

Clube do Vozinha negocia com zagueiro do Galo; Botafogo assina com jogador importante

07/08/2026
Créditos: Matheus Lima/Vasco

Vasco apresenta proposta por atacante do Equador; Fluminense assina com volante até 2029

07/08/2026
Créditos: Instagram/Endrick

Enquanto Real Madrid não valoriza Endrick, cinco times querem o atacante

07/08/2026
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

INSS pode distribuir R$ 189 milhões por ano para entregadores do iFood

07/08/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades