• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasil descobre novo tipo de banana que demora mais para estragar

Por Fagner Gregório
25/04/2026
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

Uma nova variedade de banana foi identificada em Santa Catarina, Brasil, por pesquisadores da Epagri e registrada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Denominada Clarinha (SCS455), essa banana é originada de uma mutação natural da banana Cavendish e apresenta características que a tornam mais atrativa para o mercado.

A casca da Clarinha é 43% mais clara, o que resulta em um escurecimento mais lento após a colheita, aumentando sua vida útil nas prateleiras. A banana Clarinha se destaca por seu menor teor de clorofila, o que contribui para a coloração mais clara e brilhante da casca.

Essa característica não apenas melhora a aparência do fruto, mas também retarda o processo de degradação, tornando-a uma opção comercial mais viável. Com isso, a nova variedade pode ajudar a aumentar a rentabilidade dos produtores, especialmente em períodos em que o escurecimento das bananas é mais intenso e prejudica as vendas.

Registro e potencial de mercado

A inclusão da banana Clarinha no Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Mapa permite que a variedade seja multiplicada e comercializada por empresas autorizadas. Essa formalização amplia as opções disponíveis para os produtores e reforça a competitividade da bananicultura em Santa Catarina, que já conta com outras cinco cultivares registradas. 

A nova cultivar pode contribuir para o aumento da produção e da qualidade dos frutos, beneficiando tanto os agricultores quanto os consumidores. A capacidade de oferecer um produto com maior durabilidade pode melhorar a posição do Brasil no mercado internacional de bananas, que é um dos mais competitivos do mundo.

Além da nova variedade de banana, outras descobertas de espécies de plantas e animais estão sendo realizadas em países do BRICS. Por exemplo, na China, uma nova espécie de camarão de água doce foi identificada, assim como novas plantas e peixes. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação. Escreve principalmente sobre programas sociais como Bolsa Família, Caixa Tem e benefícios do Governo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Instagram/@fcfseleccioncol

IA antecipa o resultado de Colômbia x Gana pela Copa do Mundo de 2026

03/07/2026
Créditos: Instagram/Goleiro Bruno

Desaparece mulher que foi casada com o Goleiro Bruno

03/07/2026
Créditos: Marina Garcia/Fluminense

Fluminense decide se vingar por Gerson e Pedro e negocia a contratação de jogador do Flamengo de graça

03/07/2026
Créditos: Divulgação/Santos FC

Santos deve receber PIX de R$ 175 milhões enquanto pensa em estratégia para derrubar o transfer ban

03/07/2026
Créditos: Instagram/AFA

IA antecipa o resultado de Argentina x Cabo Verde pela Copa do Mundo de 2026

03/07/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades