• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Animal brasileiro foi adicionado à lista de risco de extinção da ONU

Por Vitor Gonçalves
27/04/2026
Créditos: Unplash/Mathias Reding

Créditos: Unplash/Mathias Reding

Um dos animais nativos do Brasil foi adicionado à lista de espécies ameaçadas de extinção da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se da Ariranha (Pteronura brasiliensis), que vive na América do Sul e no território nacional, sendo comum do Pantanal e da bacia Amazônica.

Também conhecida como onça-d’água ou lontra-gigante, a Ariranha é a maior espécie de lontra do mundo, podendo chegar a 1,7 metro. Sem dúvidas, é um dos símbolos da diversidade ambiental brasileira. Mas que corre o risco de desaparecer em breve.

Pelo menos é isso o que indica sua entrada na lista da entidade internacional. A inclusão foi aprovada por unanimidade durante a COP15, conferência mundial realizada em Campo Grande (MS), no mês passado. A relação reúne animais migratórios ameaçados de extinção.

Recomendado para você

  • São Paulo acerta contratação de zagueiro; Dorival decide dar espaço para atleta na mira dos europeus
  • Caixa Tem já pode ser consultado para verificar benefício de R$ 200
  • Enquanto Cruzeiro confirmou chapéu no Corinthians, Galo quer peça importante do Flamengo
  • Quem tem casa própria tem direito a receber o Bolsa Família?
Créditos: Araguaia.org

Essa ação deve resultar em medidas de proteção ao animal. Será feito um esforço internacional de proteção à espécie. Os países onde ela ainda existe terão de atuar de forma integrada, com ações coordenadas, com o objetivo de evitar o avanço do risco de extinção e, assim, garantir sua sobrevivência.

Vale destacar que não é de hoje que as Ariranhas estão ameaçadas. Décadas de caça furtiva para obter sua pele aveludada, principalmente entre 1950 e 1960, diminuíram bastante o número da população. Além do Brasil, os animais estão distribuídos por Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

Lista da ONU divide animais em extinção em 2 grupos

A relação da Organização das Nações Unidas divide os animais em dois níveis de proteção: o chamado Anexo I reúne os que já estão ameaçados e que passam a ter regras mais rígidas, enquanto o Anexo II abrange espécies que ainda não estão em situação crítica, mas que exigem monitoramento constante.

A medida em relação ao animal braisleiro foi apoiada por mais de 130 países que participam da COP15. O pedido de inclusão havia sido apresentado pela França, no ano passado, com apoio do Brasil e de outras nações.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Jornalista graduado pela Universidade Paulista, é apaixonado por futebol e por palavras. Atuou por anos como redator em sites voltados ao futebol, agora atua na cobertura de tudo o que acontece no mundo da bola e de outros esportes.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Rubens Chiri / saopaulofc

São Paulo acerta contratação de zagueiro; Dorival decide dar espaço para atleta na mira dos europeus

06/08/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Caixa Tem já pode ser consultado para verificar benefício de R$ 200

06/08/2026
Créditos: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Enquanto Cruzeiro confirmou chapéu no Corinthians, Galo quer peça importante do Flamengo

06/08/2026
Créditos: Divulgação Bolsa Família

Quem tem casa própria tem direito a receber o Bolsa Família?

06/08/2026
Créditos: Instagram/Pedro Neto

Manchester decide trazer Pedro Neto para substituir brasileiro

06/08/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades