• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Especialista aponta equipamentos e exercícios mais perigosos para quem faz a academia

Por Fabio Malvezzi
04/01/2026
Créditos: Freepik

Créditos: Freepik

Com o início de um ano novo, sempre volta à tona as famosas promessas em relação a emagrecimento e exercícios físicos. Quem nunca foi a pessoa ou viu um conhecido prometer que iria iniciar na academia? Pois é… No entanto, antes de tentar se tornar alguém mais saudável, é importante ter cuidado “onde pisa”.

A academia, apesar de não parecer, oferece alguns riscos para quem está e não está acostumado. Ou seja, não são apenas os iniciantes que sofrem contusões mais graves ou até perdem a vida durante alguma atividade. O alerta é a todos que frequentam espaço e praticam as atividades físicas.

O especialista, colunista do GLOBO e profissional de Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), Marcio Atalla, levantou alguns pontos sobre os perigos da academia. Segundo Atalla, os principais riscos estão no excesso de carga ou por algum erro na execução do exercício.

Recomendado para você

  • São Paulo sofre transfer ban, quer contratar armador e pode vender lateral-direito
  • Palmeiras deve assinar com artilheiro dispensado pelo Flamengo; São Paulo deve negociar jogador com o futebol árabe
  • Cruzeiro tem interesse em volante colombiano; jogador do Flamengo desperta interesse do Barcelona
  • Benefício de R$ 13,2 bilhões do FGTS chega para milhares de brasileiros em 2026

Logo, é fundamental que haja uma orientação de profissionais na academia. Além disso, Atalla revelou quais são os equipamentos e atividades mais “perigosos”: peso livre, haltes, barras e anilhas que não são anexos a máquina. A presença de uma máquina, em boas condições, costuma oferecer maior segurança aos praticantes.

Alerta aos “ratos” de academia

Fora a questão dos exercícios e dos equipamentos, o especialista Marcio Atalla comentou sobre algo que é bastante difundido dentro das academias. Muitos profissionais, por exemplo, recomendam a execução das séries e repetições até a falha, como se fosse benéfico, porém…

“Sem dúvida nenhuma essa questão de disseminar de fazer até a falha não é baseada em uma verdade. Você pode fazer até muito antes da falha e vai ter um resultado. Esse tipo de fala cria uma pressão para quem está apenas começando e pode levar a casos (de) acidente”, afirma Atalla.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fabio Malvezzi

Fabio Malvezzi

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), foi estagiário da CBN Campinas e Futebol Interior. Tem experiência como assessor de imprensa na Fibra Comunicação. É redator de notícias em geral.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Divulgação/Conmebol

São Paulo sofre transfer ban, quer contratar armador e pode vender lateral-direito

21/07/2026
Créditos: Instagram/Palmeiras

Palmeiras deve assinar com artilheiro dispensado pelo Flamengo; São Paulo deve negociar jogador com o futebol árabe

21/07/2026
Créditos: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Cruzeiro tem interesse em volante colombiano; jogador do Flamengo desperta interesse do Barcelona

21/07/2026
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Benefício de R$ 13,2 bilhões do FGTS chega para milhares de brasileiros em 2026

21/07/2026
Créditos: Divulgação/Fifa

Revelada a seleção favorita para ganhar a Copa do Mundo de 2026

21/07/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades