Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo Lula acaba de criar uma nova profissão

Por Fagner Gregório
09/01/2026

A criação de uma nova profissão pelo Governo Federal marca uma mudança no reconhecimento de atividades ligadas ao ambiente digital. A Lei 15.325, de 2026, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece o reconhecimento oficial da profissão de multimídia. A norma foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, dia 7, e passa a regulamentar um conjunto de funções já exercidas no mercado.

A legislação caracteriza as atribuições dos profissionais de multimídia como multifuncionais, podendo ter formação de nível técnico ou superior. O texto define que esses trabalhadores atuam na criação, produção, captação e edição de conteúdos. Também estão incluídas atividades de planejamento, gestão, organização, programação, publicação e distribuição de materiais digitais em diferentes plataformas eletrônicas.

Créditos: Pexels

Abrangência das mídias digitais

As funções reconhecidas pela nova lei abrangem conteúdos de som, imagem, animação, vídeo e texto. Esses materiais podem ser voltados tanto à comunicação quanto ao entretenimento. A regulamentação contempla a atuação em mídias eletrônicas e digitais, refletindo a diversidade de formatos utilizados atualmente. 

A origem da lei está no Projeto de Lei 4.816/2023, de autoria da deputada federal Simone Marquetto, do MDB de São Paulo. A proposta foi analisada e aprovada pelas duas Casas do Congresso Nacional. No Senado, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Assuntos Sociais antes de ser aprovado em novembro de 2025.

Posicionamento dos relatores

O relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais, senador Alan Rick, do União do Acre, destacou que a lei reconhece atividades já consolidadas no mercado de trabalho. Segundo ele, a iniciativa representa um avanço estratégico ao organizar um setor que reúne comunicação, tecnologia e gestão de conteúdos.

O senador afirmou que o marco legal contribui para a valorização profissional. Com a sanção presidencial, a profissão de multimídia passa a contar com segurança jurídica e melhor organização do mercado.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação. Escreve principalmente sobre programas sociais como Bolsa Família, Caixa Tem e benefícios do Governo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sexto menor país da Europa é conhecido como o “Paraguai da Europa”

09/06/2026
Créditos: Instagram/Thiago Almada

Thiago Almada rejeita o Flamengo e define onde quer jogar em 2026

09/06/2026
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasileiros nascidos em julho já têm data para receber o Saque-Aniversário do FGTS

09/06/2026
Créditos: Gilvan de Souza/Flamengo

Enquanto um técnico português rejeitou treinar o Flamengo, Sampaoli acertou com um novo clube

09/06/2026
Créditos: Magnific

O que acontece se eu encontrar uma pepita de ouro no meu terreno?

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades