Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aviso para todos que usam aparelhos com Bluetooth

Por Fagner Gregório
24/01/2026
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

Recentemente, as autoridades dinamarquesas emitiram um alerta sobre o uso de dispositivos de áudio Bluetooth, destacando os riscos associados a essa tecnologia. O Bluetooth é amplamente utilizado em diversos equipamentos, como fones de ouvido, teclados e dispositivos médicos, mas sua popularidade também o torna um alvo atrativo para cibercriminosos.

A advertência não se refere a marcas específicas, mas sim à plataforma Bluetooth como um todo, que apresenta uma longa história de vulnerabilidades. As falhas de segurança no ecossistema Bluetooth são bem documentadas e incluem diversos tipos de ataques.

Entre eles estão o BlueBorne, que permite que dispositivos sejam atacados sem necessidade de emparelhamento, e o BlueSnarfing, que possibilita a extração de dados via Bluetooth. Além disso, ataques do tipo man-in-the-middle podem manipular ou escutar comunicações.

Um exemplo recente é o ataque WhisperPair, que explora fraquezas no sistema Google Fast Pair, permitindo que um invasor conecte-se a dispositivos sem o consentimento do usuário.

Créditos: Shutterstock

Impacto e Riscos

Os riscos associados ao uso de dispositivos Bluetooth são particularmente preocupantes para profissionais em áreas sensíveis, como políticos, diplomatas e agentes de segurança. A possibilidade de um atacante ativar a microfone de um fone de ouvido e escutar conversas próximas representa uma ameaça significativa.

As autoridades recomendam que dispositivos Bluetooth sejam desligados em ambientes de trabalho, independentemente de serem pessoais ou corporativos. O Bluetooth foi desenvolvido para conveniência e baixo consumo de energia, mas não para ambientes de alta segurança.

A falta de atualizações de firmware e a utilização de chipsets desatualizados agravam a situação de segurança. Muitos dispositivos possuem microfones embutidos e podem permanecer ativos mesmo quando o telefone conectado está bloqueado, aumentando as oportunidades para ataques.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Divulgação/Fifa

IA antecipa qual será a seleção campeã da Copa do Mundo de 2026

03/04/2026
Créditos: Shutterstock

Vladimir Putin proíbe país de entrar na União Europeia

02/04/2026
Créditos: Shutterstock

São Paulo tem o 16º melhor hospital do mundo

02/04/2026
Presidente do terceiro país mais feliz do mundo tem 70% de aprovação

Presidente do terceiro país mais feliz do mundo tem 70% de aprovação

02/04/2026
Bolsa Família

Prefeitura convoca beneficiários do Programa Bolsa Família para realizar a atualização das condicionalidades de saúde

02/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades