Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bananas seguem frescas por semanas ao serem guardadas com esse utensílio doméstico

Por Vitor Gonçalves
14/01/2026
banana

Créditos: Freepik/ KamranAydinov

A banana está entre as frutas mais consumidas no Brasil e no mundo todo. Saborosa, nutritiva e prática, ela está presente nas mais variadas refeições do dia a dia. No entanto, o seu rápido amadurecimento é uma questão a ser resolvida em muitos lares.

Às vezes, bastam poucos dias para que o cacho recém comprado comece a escurecer e, consequentemente, impossibilite sua ingestão. Mas isso tem explicação: é um indício de que você não está armazenando a banana da maneira correta.

Créditos: Freepik/pvproductions

E o mais curioso de tudo é que o segredo para acabar com esse problema está em um utensílio que muito provavelmente você tem em casa: o papel-alumínio. Uma estratégia simples e eficaz consiste em enrolar os talos da fruta no papel.

O papel-alumínio ajuda a reduzir a liberação do gás etileno, responsável por acelerar o amadurecimento das bananas. Assim, as bananas ficam firmes por semanas. Uma alternativa a essa estratégia é guardá-las em um pote de vidro fechado sem retirar a casca, mantendo-o em um local escuro e fresco, longe da luz direta.

Esses cuidados ajudam a preservar as bananas por mais tempo e evitam o desperdício desnecessário da fruta. E caso elas fiquem maduras antes de serem consumidas, dá para armazená-las no congelador e reaproveitá-las de diferentes maneiras depois.

Banana é a fruta mais consumida no mundo

De acordo com dados de 2024 da da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a banana é a fruta mais consumida no mundo.

Em 2019, mais de 21 milhões de toneladas de bananas foram exportadas em todo o planeta, segundo o relatório. Não por acaso, está tão presente no nosso dia a dia e, por isso, convém preservar o alimento o máximo de tempo possível.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Jornalista graduado pela Universidade Paulista, é apaixonado por futebol e por palavras. Atuou por anos como redator em sites voltados ao futebol, como Portal do Colorado e Portal do Palmeirense. Tem conhecimentos de SEO e marketing.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Shutterstock

Vladimir Putin proíbe país de entrar na União Europeia

02/04/2026
Créditos: Shutterstock

São Paulo tem o 16º melhor hospital do mundo

02/04/2026
Presidente do terceiro país mais feliz do mundo tem 70% de aprovação

Presidente do terceiro país mais feliz do mundo tem 70% de aprovação

02/04/2026
Bolsa Família

Prefeitura convoca beneficiários do Programa Bolsa Família para realizar a atualização das condicionalidades de saúde

02/04/2026
Grêmio

Enquanto o Grêmio tem uma dívida de R$ 935 milhões, o Santos está em um buraco ainda maior

02/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades