Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Capital com o pior trânsito do Brasil ganhou uma ponte em 2026 para melhorar

Por Henrique Cesaretti
25/04/2026
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

O deslocamento nas grandes cidades brasileiras vem se tornando um desafio cada vez mais evidente, afetando diretamente a rotina da população. No entanto, o que muitos enfrentam diariamente agora também aparece de forma clara em levantamentos recentes, reforçando um problema que vai além da simples percepção.

A cidade que lidera esse cenário preocupante é Recife, apontada como a capital com o trânsito mais lento do país segundo dados de geolocalização. Justamente por isso, a realidade local chama atenção ao superar centros tradicionalmente congestionados, como São Paulo.

Lentidão extrema muda a rotina da população

Renda extra

Bônus liberado 💵

CLT pode ganhar R$300 extras em 2026
LER AGORA
X

Bônus liberado 💵

LER AGORA

Os números ajudam a explicar por que o problema ganhou tanta repercussão recentemente entre especialistas e moradores. Percorrer apenas 10 quilômetros dentro da cidade leva, em média, 58 minutos, o que representa um tempo elevado para trajetos considerados curtos.

No entanto, a situação se agrava ainda mais nos horários de pico, entre 7h e 10h e das 17h às 20h. Nesses períodos, o tempo de viagem pode ser até 86% maior do que em condições normais, o que impacta diretamente compromissos e a qualidade de vida.

Mesmo com Recife na liderança, outras capitais também enfrentam dificuldades significativas no trânsito urbano. Porto Alegre aparece logo atrás com 57 minutos, enquanto São Paulo registra 23 minutos e o Rio de Janeiro cerca de 19 minutos para o mesmo percurso.

Créditos: Wikimedia Commons (Recife)

Nova ponte surge como tentativa de aliviar o problema

Diante desse cenário, a cidade passou a investir em soluções para melhorar a mobilidade urbana e reduzir os impactos do congestionamento. Foi nesse contexto que surgiu a Ponte Júlia Santiago, inaugurada pelo prefeito João Campos e pelo vice-prefeito Victor Marques.

A estrutura conecta as Zonas Oeste e Sul, ligando bairros como Areias e Imbiribeira por meio das avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes. Com 340 metros de extensão e quatro faixas de rolamento, a ponte também inclui espaço para pedestres e uma ciclofaixa bidirecional.

Além disso, a obra foi executada pela Autarquia de Urbanização do Recife com investimento de cerca de R$ 110 milhões. A expectativa é que a nova ligação reduza em até 40% o tempo de deslocamento em pontos estratégicos da região.

Outras intervenções também foram realizadas no entorno, como o alargamento de avenidas importantes e melhorias na infraestrutura urbana. Até mesmo novos abrigos de ônibus, iluminação reforçada e plantio de árvores foram incluídos no projeto.

Desafios estruturais ainda pesam no trânsito

Apesar das iniciativas, os motivos que colocam Recife no topo do ranking são diversos e complexos. A cidade possui vias estreitas em áreas antigas que não acompanharam o crescimento acelerado da frota de veículos ao longo dos anos.

Além disso, fatores como alagamentos durante chuvas intensas comprometem rapidamente os principais corredores. Obras, acidentes e a falta de rotas alternativas eficientes acabam gerando um efeito em cadeia que agrava ainda mais o trânsito.

Créditos: Renê Batista/Prefeitura do Recife

Outro ponto importante é a dependência do transporte individual, causada pela carência de um sistema público integrado e de alta capacidade. Isso faz com que cada problema, por menor que seja, tenha impacto direto na circulação da cidade.

Os efeitos vão além do tempo perdido, atingindo também a economia e o bem-estar da população. O aumento no consumo de combustível, o estresse diário e a redução do tempo livre transformam o deslocamento em um desafio constante.

Mesmo com a chegada de novas estruturas como a ponte, o caminho para resolver o problema ainda exige avanços consistentes. Até lá, a população segue lidando com uma rotina marcada por congestionamentos e longos períodos dentro do trânsito.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Henrique Cesaretti

Henrique Cesaretti

Jornalista formado pela Universidade São Judas Tadeu (SP). Tem passagem pela Rede Minas de Televisão, além de sites esportivos como VerdãoWeb e SPFC.NET. Já atuou como correspondente para diferentes sites, com a redação de notícias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Shutterstock

7 melhores lanches do Brasil, segundo especialistas do mundo todo

25/04/2026
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Capital com o pior trânsito do Brasil ganhou uma ponte em 2026 para melhorar

25/04/2026
Créditos: Shutterstock

Cientistas chineses querem construir uma estufa na Lua capaz de aguentar −200 °C

25/04/2026
Créditos: Shutterstock

Medicamentos gratuitos que idosos acima de 60 anos tem direito e nem sempre aproveitam

25/04/2026
Créditos: Shutterstock

Grécia brasileira tem praias com águas cristalinas e areias brancas, além de uma linda arquitetura

25/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades