Agora, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) poderá ser feita logo após o nascimento do bebê em Santa Catarina. Uma nova proposta prevê que o cadastro e a emissão da primeira via do documento sejam realizados ainda na maternidade.
Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a iniciativa passou por mais uma fase de testes. Foram avaliados o fluxo de atendimento nas unidades hospitalares, a integração dos sistemas tecnológicos e os protocolos de segurança para emissão do documento.

Diante dos resultados obtidos, o sistema será integrado às maternidades, permitindo assim que todo o processo seja realizado antes da alta hospitalar. O que representa uma alteração nas normas anteriores, que não previam a realização do registro de forma rápida.
O objetivo dessa nova regra é garantir o registro civil imediato da criança e ampliar o acesso à cidadania desde os primeiros dias de vida. Além disso, também busca modernizar a identificação civil e evitar que as famílias precisem realizar o processo posteriormente.
A Polícia Científica de Santa Catarina é responsável pela condução da ação. De acordo com o diretor de Identificação Civil, Álvaro Augusto Mesquita Hamel, a proposta da CIN garante mais dignidade, inclusão e eficiência no atendimento à população.
Carteira de Identidade reúne todas as informações
Programada para substituir o RG, a CIN reúne todo tipo de informação sobre o cidadão em um só documento. Consta na nova carteira, por exemplo, dados como tipo sanguíneo e opção por doação de órgãos, além de detalhes de outros documentos, como CNH, título de eleitor, dispensa militar, carteira de trabalho e cartão SUS.
A CIN tem como uma de suas vantagens a simplificação do acesso das pessoas aos serviços públicos e benefícios sociais. Disponível também em versão digital, ela amplia a segurança da GOV.BR, que oferece mais de 4.600 serviços digitais federais e outros mais de oito mil de estados e municípios.





