Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cidade mais velha de Santa Catarina está sendo engolida pelo oceano e governo toma medida de última hora

Por Ana Carolina
14/11/2025

O avanço do mar em São Francisco do Sul, a mais antiga cidade de Santa Catarina, levou ao reconhecimento de uma situação de emergência. Em 14 de outubro de 2025, a prefeitura decretou a situação devido aos danos na faixa litorânea. Essa erosão afeta áreas de restinga, canais naturais e infraestruturas de acesso, resultando em significativas preocupações para a cidade por 180 dias.

Cidade mais velha de Santa Catarina

Nos últimos meses, São Francisco do Sul e outras cidades turísticas de Santa Catarina, como Itapema e Balneário Camboriú, passaram a enfrentar intensas ressacas que comprometeram sua infraestrutura. Na Praia da Enseada, as ondas derrubaram árvores e danificaram o calçadão, enquanto estruturas como tijolos e pedras foram deslocadas pela força das águas. A resposta a esse desafio requer uma atuação integrada entre órgãos municipais e estaduais.

Créditos: Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul

Outras Regiões Também Atingidas

Além de São Francisco do Sul, cidades como Itapoá e Balneário Barra do Sul estão sob riscos semelhantes. A erosão costeira intensificada por ressacas marítimas compromete não só a infraestrutura local, mas também o bem-estar das populações. Para lidar com a situação, foram decretados estados de emergência em várias localidades, buscando mobilizar recursos e implementar ações corretivas.

Estratégias de Contenção e Próximos Passos

Para enfrentar essa ameaça, autoridades estão avaliando estratégias como a instalação de molhes para estabilizar a costa. No entanto, a implementação dessas soluções requer estudos técnicos detalhados para evitar complicações futuras. As autoridades destacam a importância de monitoramento contínuo e cooperação intermunicipal para garantir um esforço coordenado.

O Ministério Público Federal organiza reuniões para novembro, visando alinhar ações conjuntas entre governos locais e especialistas. A situação demanda atenção urgente e a implementação rigorosa de medidas preventivas. As respostas a esses desafios são cruciais para proteger não apenas a segurança das comunidades, mas também o patrimônio cultural e natural da área costeira de Santa Catarina.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Ana Carolina

Ana Carolina

Apaixonada por música, foi editora do site Sertanejo Todo Dia. É especialista na produção de conteúdo para web.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sexto menor país da Europa é conhecido como o “Paraguai da Europa”

09/06/2026
Créditos: Instagram/Thiago Almada

Thiago Almada rejeita o Flamengo e define onde quer jogar em 2026

09/06/2026
Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasileiros nascidos em julho já têm data para receber o Saque-Aniversário do FGTS

09/06/2026
Créditos: Gilvan de Souza/Flamengo

Enquanto um técnico português rejeitou treinar o Flamengo, Sampaoli acertou com um novo clube

09/06/2026
Créditos: Magnific

O que acontece se eu encontrar uma pepita de ouro no meu terreno?

09/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades