Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo Executivo está oferecendo mais de 33 mil castrações gratuitas para gatos e cães

Por Fagner Gregório
11/02/2026
Créditos: Shutterstock

Créditos: Shutterstock

O Governo de Pernambuco anunciou um programa que disponibiliza mais de 33 mil castrações gratuitas para cães e gatos. A iniciativa visa controlar a população animal e será realizada em parceria com um “castramóvel”, uma unidade itinerante que percorrerá o Grande Recife e municípios do interior.

O serviço começará no dia 19 de fevereiro e inclui a microchipagem dos animais. Os tutores interessados devem se cadastrar pela internet, fornecendo informações sobre os animais e seus responsáveis.

O agendamento das castrações será feito de forma gradual, conforme o “castramóvel” visitar as localidades. Já foram divulgadas datas específicas para Recife e Camaragibe, na Região Metropolitana, onde os serviços estarão disponíveis.

Créditos: Shutterstock

Detalhes do procedimento

As castrações serão realizadas em cães e gatos de todas as idades e portes. Além da cirurgia, cada animal receberá um microchip para identificação, que não possui GPS, mas servirá para monitoramento.

Gustavo Pereira, gerente geral da Causa Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), ressaltou a importância da microchipagem para o controle dos animais.

Os tutores devem garantir jejum de 8 horas antes do procedimento. O programa, com investimento de R$ 20 milhões, é coordenado pela Secretaria Executiva da Causa Animal. Segundo Thiago Silva, gestor de Comunicação da Semas, a iniciativa busca promover o controle populacional responsável de cães e gatos em Pernambuco.

A programação do “castramóvel” inclui visitas a diferentes locais. Em Recife, os atendimentos ocorrerão de 19 a 21 de fevereiro, de 24 a 28 de fevereiro e de 3 a 7 de março, no Centro Poliesportivo Santos Dumont. Em Camaragibe, as castrações estão agendadas para 10 a 14 de março e 17 a 21 de março, no Pátio de Eventos de Camaragibe.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Shutterstock

Inteligência Artificial escolhe qual a melhor praia do Brasil

03/04/2026
Créditos: Freepik

Marca de carro mais vendida em 2025 vendeu 11,3 milhões de unidades

03/04/2026
Créditos: Shutterstock

Jovem revolucionou a construção civil ao criar o cimento magnético

03/04/2026
Créditos: Freepik/Rawpixel.com

Refrigerante fica no passado com a chegada de nova bebida saborosa para as refeições

03/04/2026
Créditos: Shutterstock

5 dicas de cuidados com a pele para manter a aparência saudável depois dos 50 anos

03/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades