Os novos condutores terão ainda mais facilidade para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) daqui em diante. Além do fim da obrigatoriedade da baliza, o processo para tirar o documento exclui da lista de infrações o famoso “deixar o carro morrer”.
Conforme consta nas novas regras para o Exame Prático de Direção, divulgadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), deixar o carro apagar durante a prova não é mais considerado infração. Se isso acontecer, o candidato poderá religar o veículo normalmente e continuar a atividade.

Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão, as mudanças nas regras relacionadas ao exame prático visam facilitar o processo de obtenção da carteira de habilitação. O foco agora está no que realmente importa, que é a condução em via pública, e não mais em detalhes protocolares.
“O foco do exame se desloca para o que realmente importa: a condução em via pública, a leitura do trânsito, a tomada de decisões e a convivência com outros veículos e pedestres. A avaliação passa a medir a direção responsável em ambiente real, e não a repetição de um ritual que pouco diz sobre segurança viária”, disse o secretário.
Esquecer o cinto não causa mais eliminação
Outra modificação que vale ser destacada é que esquecer de colocar o cinto de segurança não causa mais eliminação. Antes, essa era considerada uma infração grave.
Caso aconteça de o candidato esquecer o cinto, ele será notificado, somará pontos e o exame continuará após afivelar o cinto. O limite de pontos é 10, ou seja, se for ultrapassado, aí sim resultará em eliminação.





