• Publicidade Legal
  • Fale conosco
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

O governo quer proibir 14 itens usados no dia a dia, o que pode afetar as compras dos moradores nesta região da Austrália

Por Fagner Gregório
08/04/2026
governo quer proibir 14 itens usados no dia a dia

Créditos: Shutterstock

O Governo do Território da Capital Australiana está propondo a proibição de 14 itens de plástico descartável, visando reduzir o impacto ambiental desses materiais. Essa iniciativa faz parte de um esforço contínuo que começou em 2011 com a proibição das sacolas plásticas. O objetivo é minimizar a poluição e promover alternativas sustentáveis para os cidadãos.

Itens Propostos para Proibição pelo Governo

Os 14 itens que podem ser banidos incluem:

  1. Sacos de frutas e vegetais
  2. Adesivos de frutas
  3. Tampas de copos para bebidas quentes
  4. Tampas de copos para bebidas frias
  5. Tigelas com tampas
  6. Recipientes para molhos (incluindo molho de soja)
  7. Etiquetas de sacos de pão
  8. Suportes para pizza
  9. Confete plástico
  10. Produtos embalados com plástico descartável
  11. Sacos de flores
  12. Copos descartáveis
  13. Talheres descartáveis
  14. Pratos descartáveis

Esses itens foram selecionados devido à sua contribuição para a poluição e à disponibilidade de alternativas viáveis, conforme explicado pela Ministra do Clima, Mudança Climática, Meio Ambiente, Energia e Água, Suzanne Orr.

Banco digital

Novo no Nubank 📱

Função exclusiva chega ao Android
Ver novidade
X

Novo no Nubank 📱

Ver novidade

A proposta visa combater a contaminação das correntes de reciclagem e a dificuldade de reciclagem em lixeiras comuns. A Ministra Orr destacou que esses plásticos não apenas contribuem para a sujeira nas ruas, mas também afetam a vida selvagem. A proibição é parte de uma estratégia maior para reduzir o uso de plásticos descartáveis e fomentar uma economia mais circul

Canberra está alinhada com movimentos globais para reduzir plásticos descartáveis. Um exemplo é a iniciativa “Light Up Lyneham”, que promoveu utensílios reutilizáveis e resultou em apenas dois lixos domésticos durante o evento, com cerca de 90% dos itens devolvidos para a organização responsável.

O governo está aceitando feedback público sobre a proposta até o dia 1 de maio. Se a proibição for aprovada, as empresas terão um período de transição de 12 semanas para se adaptar às novas regras. A Ministra Orr enfatizou a importância de evitar a geração de resíduos desde o início e de produzir resíduos da forma menos prejudicial possível.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fagner Gregório

Fagner Gregório

Jornalista graduado pela SATC (Santa Catarina), atua na produção de conteúdo jornalístico para web. Tem experiência em redação de portais (4oito) e jornais, além de assessoria de comunicação. Escreve principalmente sobre programas sociais como Bolsa Família, Caixa Tem e benefícios do Governo.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Divulgação/CBF

Foi rejeitado por Ancelotti e agora pode se vingar da Seleção Brasileira

04/07/2026
Créditos: Lyon Santos/ MDS

5 mentiras sobre o Bolsa Família que muita gente acredita

04/07/2026
Grêmio

Grêmio rejeita proposta de R$ 68,7 milhões e contrata volante da Série B

04/07/2026
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Gabriel Martinelli é do Corinthians: atacante confirmou informação de que o Timão é seu time de infância

04/07/2026
Créditos: Instagram/Auba

Aubameyang quer reforçar o Vasco, que deseja vender outro atacante

04/07/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Cultura
  • Esportes
  • Podcasts
  • Diário Multi
  • Variedades

Diário da Região - Variedades