Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Parceiro do Brasil encontra fonte capaz de abastecer a energia do país por 60 mil anos

Por Redação
15/11/2025
Créditos: Freepik/wirestock

Créditos: Freepik/wirestock

A humanidade busca cada vez mais alternativas limpas e eficientes para gerar energia. Com o aumento do consumo e os efeitos das mudanças climáticas, encontrar novas fontes sustentáveis se tornou uma prioridade global. A eletricidade é hoje uma das maiores demandas, impulsionada por tecnologias como data centers e inteligência artificial.

A China, responsável por cerca de um quarto do consumo de energia mundial, tem investido pesado em soluções inovadoras. Depois de anunciar planos para construir uma usina solar no espaço, o país surpreendeu novamente com uma descoberta promissora: uma imensa reserva de tório, localizada na Mongólia Interior, que pode garantir energia para os próximos 60 mil anos.

Além do impacto global, a iniciativa reforça as boas relações entre China e Brasil, que mantêm uma sólida parceria comercial. O avanço chinês em energias limpas pode abrir novas oportunidades de cooperação com o Brasil, especialmente em pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. Juntos, os dois países têm potencial para liderar uma transição energética mais verde e segura para o planeta.

O que é o tório e por que ele é importante

Cidade antiga

Ilha afunda no mar 🌊

Santa Catarina: grave erosão ameaça o litoral.
Ver o drama
X

Ilha afunda no mar 🌊

Ver o drama

O tório é um elemento químico radioativo encontrado em abundância na crosta terrestre. Ele pode ser usado em reatores nucleares de nova geração, chamados reatores de tório, que prometem mais segurança e eficiência do que os modelos tradicionais que utilizam urânio.

Entre as principais vantagens estão a menor produção de resíduos radioativos, o baixo risco de uso militar e o maior aproveitamento energético. Isso significa gerar mais energia com menos combustível e com impacto ambiental reduzido — um avanço que pode transformar o setor nuclear.

Além da China, outros países como Estados Unidos, Rússia, Canadá e Sri Lanka também possuem grandes reservas de tório. Mas, com a nova descoberta, os chineses podem assumir a dianteira na corrida por essa tecnologia. A aposta é que o tório se torne uma das bases da energia limpa do futuro.

A China já iniciou testes com um reator experimental chamado TMSR-LF1, de 2 megawatts, e pretende ampliar a capacidade para 10 MW até 2030. Se os resultados forem positivos, o país poderá desenvolver reatores ainda maiores, chegando a 100 MW. Isso marcaria uma nova era na geração de energia nuclear.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Redação

Redação

Informações direto da redação de variedades do Diário da Região.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

CBF nem espera Ancelotti estrear na Copa do Mundo e já define técnico até 2030

08/05/2026
Créditos: Shutterstock

CNH Digital vai ganhar nova função que vai ajudar muito os brasileiros

08/05/2026

O benefício que os entregadores do iFood e de outros aplicativos vão ganhar no Banco do Brasil

08/05/2026
Créditos: Instagram/Real Madrid

Real Madrid aplica a maior multa da história após vexame inacreditável

08/05/2026
Pep Guardiola

Considerado o melhor jogador do Brasil, é cotado para reforçar o City de Guardiola em negócio de mais de 100 milhões de euros

08/05/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades