Uma pequena cidade do Rio Grande do Sul receberá um terminal portuário que deve movimentar a economia local. O município em questão é Barra do Ribeiro, que possui pouco mais de 12 mil habitantes e fica na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Chamado de Projeto Natureza, o empreendimento prevê a construção de um terminal portuário com capacidade de armazenamento de 194 mil toneladas e potencial de movimentação de até 9 milhões de toneladas por ano a partir do 11º ano de operação.

O porto foi planejado para permitir as atividades de dois navios ao mesmo tempo. Somando a estrutura portuária e os contratos vinculados a embarcações, o investimento será de cerca de R$ 3 bilhões. Mas as obras não param por aí e também incluem uma nova fábrica.
A unidade fabril terá uma capacidade de produção de 2,5 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano. O projeto, que será tocado pela empresa chilena CMPC prevê um aporte total de R$ 24 bilhões.
Terminal movimentará economia de Barra do Ribeiro
Conforme destacado anteriormente, o terminal portuário irá movimentar a economia local durante e depois das obras. A estimativa, segundo o Governo do Estado, é de que sejam gerados aproximadamente 12 mil novos empregos durante a construção.
Após a conclusão dos trabalhos, a expectativa é de que sejam geradas por volta de 1,5 mil vagas diretas e indiretas. Ou seja, o projeto irá beneficiar a população local.
Fundada em 1959, quando emancipou-se de Porto Alegre, Barra do Ribeiro conta com pouco mais de 12 mil habitantes e tem como principais características atrações típicas gaúchas, a prática de esportes náuticos e um ecossistema único.




