Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Pesquisa aponta que chocolate contribui para saúde dos vasos sanguíneos

Por Fabio Malvezzi
27/12/2025
Créditos: Divulgação/Freepik

Créditos: Divulgação/Freepik

Chocolate pode sim ser saudável. Pelo menos, é o que indica uma pesquisa realizada pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e publicada no The Journal of Physiology. O estudo revelou a presença de uma substância capaz de contribuir para o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e a circulação do sangue no corpo humano.

O nome da substância é flavonoide. Ela é encontrada no cacau, que é a fruta de origem do chocolate. Logo, também está presente em um dos doces mais amados pelos brasileiros e no planeta. O flavonoide amplia a disponibilidade de óxido nítrico no endotélio, que reveste a parte interna das artérias.

Isso ajuda na vasodilatação e no bom funcionamento vascular. Fora os benefícios aos vasos sanguíneos, os flavonoides têm efeito anti-inflamatório e antioxidante, auxiliam o metabolismo e a cognição. Ou seja, se faltava um bom motivo para comer aquele chocolate, agora não falta mais.

O problema, porém, é que o doce possui diversas outras substâncias que, em excesso, não são saudáveis ao corpo humano. A chave, então, se torna o equilíbrio. A pesquisa da Universidade de Birmingham, por exemplo, quis investigar os benefícios dos flavonoides para quem passa muito tempo sentado. Seja trabalhando ou por sedentarismo.

Apesar de descobrir os benefícios, é impossível afirmar que o consumo do chocolate, cacau, neutraliza os efeitos do sedentarismo. “a pesquisa reforça uma mensagem essencial: nada substitui o movimento e as pausas regulares para interromper longos períodos sentado”, frisa a nutricionista Serena del Favero, do Einstein Hospital Israelita Albert Einstein.

O estudo contou com 40 homens em diferentes condicionamentos físicos. Os voluntários tomaram uma bebida à base de cacau, sendo que um grupo recebeu uma dose com maior quantidade de flavonoides. Duas horas depois, as pessoas ficaram sentadas por mais duas horas e foram submetidas a medições para avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias dos braços e das pernas, assim como a pressão arterial.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Fabio Malvezzi

Fabio Malvezzi

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), foi estagiário da CBN Campinas e Futebol Interior. Tem experiência como assessor de imprensa na Fibra Comunicação. É redator de notícias em geral.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Freepik

Pessoas de todo o mundo viajam para uma cidade do interior de SP para visitar as estátuas de santos gigantes nos “Caminhos dos Devotos”

19/04/2026
Créditos: Divulgação/Fifa

Não venceu nenhum jogo nas Eliminatórias e vai disputar a Copa do Mundo de 2026

19/04/2026
Créditos: Instagram / @prefeituradenovavenezago

A 29 km da capital, fica a cidade mais italiana do estado, que chega a passar de 10 mil habitantes para 120 mil pessoas durante a festa tradicional

19/04/2026
Créditos: Shutterstock

Os alimentos ideais para fortalecer os dentes e evitar que eles quebrem depois dos 50 anos

19/04/2026
Créditos: Shutterstock

Quase ninguém sabe, mas estes são os 11 direitos garantidos a todos os idosos

19/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades