Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Primeira Superlua de 2026 apareceu neste sábado e encantou a quem assistiu

Por Fabio Malvezzi
03/01/2026
Créditos: Freepik

Créditos: Freepik

O ano de 2026 começou com uma das imagens mais bonitas da noite. Segundo as informações, por volta das 7 horas, a Superlua apareceu nos céus. Os astrônomos definem como “Lua de Perigeu”. Peri significa próximo e Geo, Terra. Ou seja, é o momento em que o astro fica próximo ao nosso planeta.

Apesar de aparecer de forma mais clara e maior, as características da Superlua não são diferentes em relação ao que vemos no cotidiano. O grande pronto é a proximidade da Terra e, assim, o brilho. Segundo as informações, a “Lua Cheia parece 6% maior e 13% mais brilhante do que uma lua cheia média.”

O astrônomo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) explicou o que ocorre. Além disso, Langhi revela que a Super lua não é tão rara como parece. O evento, aliás, ocorre em todos os meses.

“Todo mês, ela passa pelo Perigeu, que é o ponto mais próximo de um corpo celeste em sua órbita ao redor da Terra e também todo mês ela passa pelo ponto mais longe. que é o Apogeu. Aí, quando coincide ser Lua Cheia, quando ela está perto do Perigeu, isso é chamado de Lua Cheia de Perigeu ou Superlua, porque ela fica um pouquinho maior”, afirma Langhi.

Para exemplificar o momento, o astrônomo Rodolfo Langhi traz algo que ocorre em nosso cotidiano: o simples ato de segurar uma bola. “Imagina que você está segurando uma bola na sua frente com as duas mãos. Aí você aproxima e afasta a bola dos seus olhos e vai perceber que, aparentemente, a bola vai ficando cada vez menor, quanto mais longe ela é posicionada.” Isso explica, em partes, o motivo de acharmos que é uma Superlua.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Fabio Malvezzi

Fabio Malvezzi

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), foi estagiário da CBN Campinas e Futebol Interior. Tem experiência como assessor de imprensa na Fibra Comunicação. É redator de notícias em geral.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

pasta de dente

Pesquisadores criam pasta de dente feita com cabelo humano

04/06/2026
Créditos: Pexels

Planta mais idosa do mundo pode viver até 2 mil anos

04/06/2026
Créditos: Freepik/wirestock

As trepadeiras mais bonitas para colocar nos troncos das árvores no seu pátio

04/06/2026
Créditos: Unplash/popcornmatch

Fim dos smartphones atuais? Novo sistema custa muito menos

04/06/2026
Créditos: Freepik

Pessoas que cresceram na década de 70 na classe média tem 7 características de sobrevivência, segundo a psicologia

04/06/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades