Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diário da Região
Sem resultados
Ver todos os resultados

Supermercados vão abrir mais cedo e fechar mais tarde neste sábado (14) e estarão fechados no domingo (15)

Por Henrique Cesaretti
14/03/2026
Créditos: Freepik

Créditos: Freepik

A Copa do Mundo costuma mudar a rotina de milhões de pessoas ao redor do planeta. Justamente por causa da expectativa e da movimentação maior em períodos especiais, mudanças no funcionamento do comércio acabam chamando atenção até mesmo de quem só quer organizar melhor as compras do dia a dia.

No entanto, uma alteração recente no horário de supermercados passou a valer em um estado brasileiro e já impacta a rotina de consumidores. Em determinados casos, as lojas vão abrir mais cedo e fechar mais tarde aos sábados para compensar um novo modelo de funcionamento adotado no setor.

A mudança ocorre no Espírito Santo, onde supermercados deixaram de abrir aos domingos desde 1º de março. A decisão foi definida em convenção coletiva firmada entre empresas e trabalhadores do comércio, justamente para reorganizar a escala de trabalho no setor.

Para reduzir os impactos dessa nova regra, algumas redes passaram a ampliar o horário de atendimento principalmente aos sábados. Em muitos casos, as lojas podem abrir até uma hora mais cedo ou fechar até uma hora e meia depois do horário tradicional.

Entre as empresas que já confirmaram alterações estão os Supermercados BH e o Grupo Coutinho, responsável pelas redes Extrabom, Extraplus e AtacadoVem. Nessas lojas, justamente nos dias de maior movimento, parte das unidades passou a abrir por volta das 7h ou estender o funcionamento até cerca de 21h30 ou 22h.

Créditos: Divulgação/Supermercados BH

Entidades entraram em acordo

A nova regra faz parte de um acordo firmado entre a Fecomércio-ES e o Sindicato dos Comerciários, que determinou o fechamento dos supermercados aos domingos. No entanto, a abertura continua permitida em feriados, com exceção de Ano Novo, Natal e Dia do Trabalho.

Segundo a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), a medida tem caráter experimental e será reavaliada até 31 de outubro de 2026. A entidade explica que a dificuldade para contratar funcionários foi justamente um dos fatores que motivaram a mudança no funcionamento do setor.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Henrique Cesaretti

Henrique Cesaretti

Jornalista formado pela Universidade São Judas Tadeu (SP). Tem passagem pela Rede Minas de Televisão, além de sites esportivos como VerdãoWeb e SPFC.NET. Já atuou como correspondente para diferentes sites, com a redação de notícias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Créditos: Freepik

Especialistas revelam com qual frequência se deve trocar de roupa íntima

04/04/2026
passaporte

Quem tiver um passaporte válido, mas não atender a esta condição, está proibido de entrar ou sair da Espanha

04/04/2026
financiamento

Idade limite para pegar financiamento no Brasil: após isso, o seu CPF estará bloqueado

04/04/2026
Créditos: Divulgação/Nokia

País com a gasolina mais barata do mundo ainda tem o Nokia ‘tijolão’ como um dos celulares mais usados

04/04/2026
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

Supermercado inaugura terceira unidade com 2,5 mil m², 8,5 mil unidades, dois andares e mais, na capital gaúcha

04/04/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Variedades
  • Economia
  • Contato
  • Política
  • Política de Privacidade

Diário da Região - Variedades